postado em 16/07/2008 19:15
Após ter dado positivo para a substância proibida EPO na quarta etapa da Volta da França deste ano, o ciclista espanhol Moisés Dueñas teve sua situação complicada. Nesta quarta-feira, foram encontradas substâncias consideradas doping no hotel em que o atleta da Barloword está hospedado, na cidade de Tarbes. Desse modo, de acordo com a nova lei francesa antidoping, Dueñas poderá pegar cinco anos de prisão e pagar uma multa de 75.000 euros.
Um grupo de pessoas especializadas nesses casos chegou ao hotel do ciclista na manhã desta quarta e o resultado positivo. Assim, Dueñas foi submetido imediatamente a um interrogatório.
Por sua vez, a equipe do ciclista disse que não tinha conhecimento do caso. "É algo que ele fez sozinho", afirmou o porta-voz da Barloworld. "A equipe é alheia a todo o comportamento do ciclista", continuou o porta-voz, que também garantiu que Dueñas será despedido se se confirmar o positivo na contraprova.
Segundo informações dos organizadores da Volta da França, o ciclista espanhol foi expulso da competição pela própria equipe antes da largada da 11ª etapa, que aconteceu nesta quarta-feira. Dueñas era um dos ciclistas que estavam sendo investigados em particular pela Agência Francesa Antidoping, devido a resultados anormais em exames feitos antes da estréia da Volta.