postado em 17/07/2008 11:24
A apenas 21 dias do início dos Jogos Olímpicos de Pequim, a China resolveu mudar totalmente o seu planejamento no futebol masculino. Contratado especialmente para treinar a seleção sub-23 do país, o técnico sérvio Ratomir Dujkovic foi demitido do cargo, sendo substituído pelo local Yin Tiesheng.
Treinador de relativo prestígio internacional, Dujkovic, de 62 anos, coleciona uma passagem pela Venezuela e tinha como ponto alto em sua carreira o período à frente de Gana, treinada por ele na última Copa do Mundo, em que caiu nas oitavas-de-final diante do Brasil.
Em Pequim-2008, o sérvio teria mais uma vez o desafio de encarar os brasileiros, uma vez que ambas as seleções se encontram no grupo C do torneio olímpico de futebol, ao lado de Bélgica e Nova Zelândia. Entretanto, o técnico contratado em outubro de 2006 acabou demitido a menos de um mês do início da competição.
Na tentativa de levar o país-sede das Olimpíadas pelo menos à segunda fase, o comando da equipe chinesa ficará a cargo de Yin Tiesheng, que estava no Qingdao Zhongneng, da primeira divisão nacional. O profissional local já vinha de passagens pela seleção sub-20 entre 2004 e 2005.
Há pouco tempo, Dujkovic, que deve permanecer na cúpula do futebol chinês como uma espécie de consultor, já havia anunciado a lista dos 18 convocados para defender o país frente à fanática torcida. Entre os destaques estão o meia Zheng Zhi, do Charlton, e o atacante Dong Fangzhou, do Manchester United.