postado em 17/07/2008 12:33
Prestes a partir para a defesa do ouro olímpico nos Jogos de Pequim, o time de futebol feminino sofreu uma dura baixa nesta quarta-feira. Artilheira da equipe, com 13 gols marcados apenas nesta temporada, a atacante Abby Wambach quebrou a perna esquerda na vitória por 1 x 0 no amistoso sobre o Brasil e está fora das Olimpíadas.
A jogadora se contundiu logo aos 31 minutos do primeiro tempo após uma dividida de bola. Encaminhada ao ambulatório, ela teve diagnosticada fraturas na tíbia e na fíbula e passará por uma cirurgia ainda nesta quinta-feira para colocar uma placa de titânio na perna. Como a expectativa de retorno aos gramados é de quatro meses, Wambach está fora de Pequim, já que a disputa começa em três semanas.
"Obviamente isso é devastador, mas sou apenas uma jogadora e não se ganha um campeonato apenas com um jogador", desabafou. "Eu acredito muito no nosso time e tenho confiança de que elas vão trazer a medalha de ouro para casa", completou a jogadora, que contabiliza 99 gols em 127 partidas com a camisa da seleção norte-americana.
A grave contusão de Wambach chocou as suas companheiras na equipe dos EUA. Tasha Kai, que entrou no lugar da atacante e marcou o gol da vitória do time sobre as brasileiras, era uma das mais frustradas. ;Meu coração dói. Nós precisamos dela. É uma peça importante de um grande time;, lamentou.
Atuais campeões, os EUA estão no Grupo G das Olimpíadas de Pequim, ao lado de Japão, Nova Zelândia e Noruega. Sem a sua principal artilheira, a equipe estréia no próximo dia 6 de agosto, contra as norueguesas, em Qinhungdao.