postado em 18/07/2008 15:45
Apos a frustração de não ter conquistado uma vaga nas Olimpíadas de Pequim por apenas uma colocação, o triatleta Juraci Moreira, o Jura, teve motivos de sobra para comemorar. Na manhã desta sexta-feira, Jura, o primeiro reserva na lista olímpica, foi confirmado nos Jogos Olímpicos pela Federação Internacional de Triatlo (ITU), devido a uma desistência da Áustria. Jura estava, depois do processo seletivo para Peuqim, na 56ª colocação da 'corrida olímpica', ou seja, na primeira colocação da reserva, caso algum triatleta desistisse. Dessa forma, com a decisão do Comitê Olímpico da Áustria de não levar aos Jogos um de seus atletas, o brasileiro foi convocado participar das Olimpíadas.
;No dia 9 deste mês, recebi um e-mail da ITU informando sobre a decisão da Comitê Olímpico da Áustria. Sabendo do posicionamento daquela entidade nos movimentamos para que a vaga do Juraci fosse confirmada, pois tínhamos medo de que a decisão fosse definida na Comissão Tri-partite (formada pela ITU, COI e Comitê Organizador) e tomasse uma conotação meramente política. Foram dois dias de muita aflição e noites em claro, mas, agora, está tudo certo e obtivemos o apoio do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em nossas ações", explicou o presidente da Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri), Carlos Fróes.
Jura disputará a prova do triatlo em Pequim ao lado de Reinaldo Colucci e Mariana Ohata, que garantiram a vaga nos Jogos pelo ranking mundial. "Estamos muito felizes, porque teremos mais uma vaga para o triatlo brasileiro e porque a participação na Olimpíada premiará o grande empenho do Juraci, um dos grandes ídolos do triatlo nacional", destacou Fróes. O brasileiro foi o 39º colocado no Mundial do Canadá, que valeu como última seletiva para as Olimpíadas. Na ocasião, ele ficou somente a dez pontos de garantir a vaga em Pequim.