postado em 25/07/2008 11:29
Como era esperado, a Seleção Brasileira masculina de vôlei derrotou o time reserva do Japão na manhã desta sexta-feira (25/07) por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/23 e 25/15. A partida, disputada no ginásio do Maracanãzinho (Rio de Janeiro), foi válida pela fase final da Liga Mundial.
Graças a este resultado, o time nacional confirmou sua vaga na semifinal da competição, programada para este sábado. O adversário virá do Grupo F da disputa e será definido após a partida entre Sérvia e Polônia, no início da tarde desta sexta.
Além dos times do Leste Europeu, os Estados Unidos também podem ser os adversários do Brasil na busca por uma vaga na decisão de domingo. Se vencerem a final, os donos da casa conquistam seu oitavo título da Liga, igualando a Itália, maior vencedora da história do torneio.
Nesta sexta-feira, Bernardinho iniciou a partida com apenas uma mudança com relação ao time que derrotou a Rússia na quarta, colocando Rodrigão na vaga de André Heller. A idéia era dar ritmo de jogo ao atleta do Macerata, que sofreu grave contusão no joelho esquerdo no mês de março.
Com esta formação, o time nacional não deu chances para os japoneses e Bernardinho se sentiu à vontade para poupar Giba, que sente algumas dores no pescoço. Murilo, entratanto, não entrou bem, especialmente na recepção, e os orientais cresceram no jogo, ameaçando vencer a segunda etapa.
Foi aí que Bernardinho mais uma vez fez jus à denominação de melhor técnico do mundo, colocando Bruno e Anderson em quadra - entrando no saque, seu filho fez estrago na defesa adversária e colocou os brasileiros de volta na partida. Sempre tranquilo nos momentos decisivos, o time verde-amarelo fechou a etapa em 25 a 23 com um bloqueio.
A comissão técnica do Brasil seguiu com as substituições na terceira parcial e André Heller entrou no lugar de Gustavo. A equipe então voltou a jogar muito bem e Samuel ganhou uma chance após o segundo tempo técnico. Apesar das mudanças, nada ameaçou os brasileiros que fecharam a partida com Rodrigão.
Convidada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para a disputa da fase final da Liga Mundial, a seleção japonesa veio ao Rio apenas com nove atletas, sendo que apenas dois deles estarão no grupo que disputará as Olimpíadas de Pequim, em agosto. O fato não foi bem visto pelos dirigentes e a Federação do país deve ser multada por conta do ocorrido.