postado em 04/08/2008 15:27
São Paulo (SP) - Atual campeão olímpico de vôlei de praia ao lado de Emanuel, Ricardo fez questão de refutar o impacto do favoritismo de sua dupla na busca pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. De acordo com ele, será preciso ficar muito atento para não acabar surpreendido (e eliminado) na China.
;Estamos falando de Olimpíadas e o esporte já deu milhares de exemplos de que o favoritismo não entra em campo, não entra em quadra. Vai vencer quem fizer por merecer, quem for melhor, não quem tiver mais nome ou mais tradição e, no vôlei de praia, só há uma forma de vencer: na bola;, discursou o atleta, que desembarca na capital chinesa nesta terça-feira.
Parte do grupo C, Ricardo e Emanuel estréiam na próxima segunda-feira, diante dos angolanos Fernandes e Morais. ;Trata-se de uma dupla que não conhecemos muita coisa, porque nunca os enfrentamos até hoje. É um time perigoso justamente porque não temos informações sobre eles;, explicou Emanuel, que também fez uma análise das outras duas parcerias adversárias da primeira fase: Geor/Gia e Schacht/Slack.
;Já Geor/Gia, que na verdade é Renatão/Jorge, nós conhecemos bem, eles treinaram alguns anos com a gente lá em João Pessoa, e somos muitos amigos, temos uma relação muito boa, mesmo sendo rivais no Circuito Brasileiro e no Circuito Mundial. Agora, somos rivais nas Olimpíadas e essa amizade fica do lado de fora da quadra. A dupla da Austrália é muito experiente, corre o Circuito Mundial há muitos anos e já nos enfrentamos várias vezes, inclusive, na primeira fase em Atenas. E foram jogos sempre muito duros e equilibrados;, lembra.
Cinco vezes campeã mundial, a dupla alerta que estes números não valem muito em uma Olimpíada, ao contrário da experiência. ;É uma competição diferente, o ambiente é diferente, a concentração é diferente, a pressão é diferente e acho que nossa experiência e nossa maturidade vão nos ajudar muito;, destacou Ricardo.
Emanuel, por sua vez, ressalta que a dupla chega a Pequim no auge. ;Respeitamos a todos da mesma forma, quem chegou aos Jogos, chegou por méritos, e chegamos com a certeza de que fizemos a melhor preparação que poderíamos;, garante.
De acordo com as regras da competição, passam para as oitavas-de-final os dois melhores colocados de cada uma das seis chaves da disputa, além de dois dos quatro melhores terceiros colocados, definidos após uma repescagem.