postado em 12/08/2008 20:48
Porto Alegre - Dentre os oito times brasileiros que disputam a Copa Sul-americana de 2008, nenhum terá partida mais importante que Grêmio e Internacional. Os dois rivais gaúchos medem forças logo pela primeira rodada das eliminatórias nacionais, em duelo nesta quarta-feira (13/08), a partir das 21h50 (horário de Brasília), no Estádio do Beira-Rio. E apesar dos diferentes interesses dos clubes pela competição, ambos terão como objetivo vencer o segundo Gre-Nal de 2008.
Colorados e tricolores se enfrentaram apenas uma vez neste ano, em clássico realizado no Estádio Olímpico pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro que terminou com empate por 1 a 1. Como não se encontraram na disputa do Campeonato Gaúcho, as duas maiores torcidas do Sul do país têm motivação extra para entrar em campo na competição continental. Especialmente o Inter, que venceria o campeão do primeiro turno do Brasileirão.
Para os gremistas, a Sul-americana estará em segundo plano, já que o time mantém o foco sobre a conquista do Brasileirão que não vem há 12 anos. Por isso, o técnico Celso Roth admite que irá poupar seus titulares para o jogo do domingo pelo Nacional contra o São Paulo. Assim, o Gre-Nal terá um Grêmio com nomes como Marcelo Grohe, William Thiego, Souza, Reinaldo, André Luis, Marcel e Makelelê. O zagueiro Léo seria o único jogador a atuar depois da vitória por 4 a 0 sobre o Atlético-MG no Mineirão.
Adepto do 3-5-2, Roth vai sacar Pereira e Réver na zaga para a entrara de Jean e William Thiego. Na linha do meio-campo, Makelelê (ex-Palmeiras) e Souza (ex-São Paulo) fazem suas estréias como titulares, jogando ao lado de Felipe Mattione, Amaral e Helder. André Luis e Reinado vão para o ataque, enquanto Ânderson Pico e Marcel ficam no banco, como opções do treinador. Orteman, mesmo inscrito, fica de fora.
O Inter, por outro lado, deve ter força máxima para o jogo ; e isso inclui o meia argentino Andrés d;Alessandro, que deve finalmente fazer sua estréia, justamente no primeiro Gre-Nal no Beira-Rio em 2008. Sem se importar com a escalação do rival, o técnico Tite promete apostar na mesma base que usa ao longo do Brasileirão. Baixa mesmo, apenas a do goleiro Renan, que defende a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Tite não relacionou nomes como Guto, Walter, Maycon e Rodrigo Paulista para a competição, mas D;Alessandro e Álvaro, recentemente contratados, foram inscritos normalmente. Não por acaso, os colorados vêm tratando a Sul-americana com grande importância para seu segundo semestre, preocupados com o sucesso gremista no Campeonato Brasileiro.
Semifinalista da copa em 2004, quando foi eliminado pelo Boca Juniors, o Inter tem três dúvidas para a partida, mas que não preocupam muito. Na zaga, o uruguaio Gonzalo Sorondo tem poucas condições de atuar os 90 minutos e deve novamente ceder a Bolívar o posto de companheiro de Índio. Na frente, Nilmar chegou a dar um susto durante o empate por 1 a 1 com o Figueirense, mas a panturrilha não dói mais e coloca o jogador ao lado de Daniel Carvalho. De fora mesmo, apenas Marcão pode ficar, já que vem sendo criticado pela torcida e condiciona a entrada de Gustavo Nery.
Ficha técnica
Internacional X Grêmio
Local: Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 13 de agosto de 2008, quarta-feira
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Sálvio Espínola Fagundes Filho (SP)
Assistentes: Ednílson Corona (SP) e Émerson Carvalho (SP)
Internacional: Clemer; Wellington Monteiro, Índio, Bolívar e Marcão (Gustavo Nery); Edinho, Guiñazu, Rosinei e D'Alessandro; Daniel Carvalho e Nilmar
Técnico: Tite
Grêmio: Marcelo Grohe; Léo, Jean e William Thiego; Felipe Mattione, Amaral, Makelelê, Souza e Helder; André Luís e Reinaldo
Técnico: Celso Roth