postado em 18/08/2008 19:33
Tenista sensação no primeiro semestre do ano, quando furou o top 100, assumiu o posto de tenista número um do Brasil e conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim, Thomaz Bellucci voltou a amargar um resultado negativo. Sem vencer há quase dois meses, o paulista de Tietê foi superado desta vez pelo francês Arnaud Clement no Torneio de New Heaven e sofreu sua sexta derrota consecutiva no circuito.
Atualmente na 87ª colocação do ranking de entradas da ATP (25 atrás de seu melhor posto na carreira), Bellucci não conseguiu lidar com a experiência de Clement. Ex-décimo do mundo, o francês despachou o brasileiro por 2 sets a 0, com duplo 6/4, no primeiro embate entre os dois tenistas.
Eliminado de New Heaven na etapa inaugural, Bellucci viu seu jejum de vitórias aumentar para seis. A última vitória do brasileiro aconteceu em 23 de junho, quando bateu o russo Igor Kunitsyn na primeira rodada de Wimbledon. Superado na seqüência pelo azarão alemão Simon Stradler de virada por 3 a 2, o paulista de 20 anos acabou não conseguindo colecionar triunfos no Torneio de Indianápolis, nos Masters Series do Canadá e de Cincinnati e nas Olimpíadas.
Contra Clement, 78º do mundo, Bellucci chegou a equilibrar a partida no primeiro set. Apesar de ter seu serviço em xeque em algumas ocasiões, o brasileiro manteve o empate até o oitavo game, quando o placar indicava 4/4. No nono, contudo, teve seu saque batido pelo francês, que apenas colocou a bola em quadra em seguida para fechar a disputa em 6/4, após 45 minutos.
O jovem brasileiro voltou a perder seu serviço logo no início do segundo set, no terceiro game, e Clement abriu 2/1 ; vantagem ampliada logo depois para 3/1. Bellucci ameaçou uma reação no oitavo game, quando conseguiu a sua única quebra e deixou o marcador empatado por 4/4.
Mas o feito não foi o bastante para o tenista paulista, que acabou perdendo seu serviço no nono game e permitiu que Clement chegasse ao 5/4 e sacasse para encerrar o jogo em 6/4, novamente em 45 minutos.
Enquanto Bellucci dá adeus à chave de simples, Clement avança para encarar na segunda rodada o austríaco Jurgen Melzer, 11º favorito, que assim como todos os 16 cabeças-de-chave de New Heaven receberam um bye da etapa de abertura.
Confira outros resultados:
John Isner (EUA) v. Igor Kunitsyn (RUS): 6/4 e 6/4
Wayne Odesnik (EUA) v. Sebastien Grosjean (FRA): 7/5 e 6/4
Luka Gregorc (SLO) v. Ramon Delgado (PAR): 6/2, 3/6 e 6/0
Robby Ginepri (EUA) v. Luís Horna (PER): 7/6 (7-4) e 6/2
Victor Troicki v. Alex Bogolomov Jr (EUA): 7/5, 2/6 e 6/1