postado em 19/08/2008 11:08
Berna (Suíça) - Depois de quase tirar os atletas georgianos dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, o princípio de conflito armado no Leste Europeu atingiu também o futebol. Nesta terça-feira, a Fifa optou por alterar o local da partida entre Irlanda e Geórgia, em setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.
O mundo foi surpreendido há pouco menos de duas semanas quando a Geórgia enviou tropas e tanques militares para a província da Ossétia do Sul, região que declarou sua independência em 1991, mas não obteve reconhecimento. Logo em seguida a Rússia contra-atacou, dando início a um conflito armado entre as duas nações.
Para evitar grandes problemas, a Fifa proibiu que a partida entre Geórgia e Irlanda, marcada inicialmente para 6 de setembro, seja realizada no país que vive um princípio de guerra. Agora, a Federação Georgiana de Futebol tem até a próxima terça-feira, dia 26, para escolher um campo neutro para o jogo de futebol.
Irlandeses e georgianos fazem parte do grupo 8 das Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2010. Compõem a chave as seleções de Bulgária, Chipre, Montenegro e a atual campeã mundial Itália.