postado em 19/08/2008 17:38
O atacante Thierry Henry, do Barcelona, foi escolhido pelo treinador da seleção francesa, Raymond Domenech, como novo capitão do time. O jogador assume o posto do volante Patrick Vieira, que está machucado.
Em entrevista à revista France Football o jogador afirmou estar satisfeito com a indicação, e pretende dar muitas alegrias à torcida francesa. ;É uma grande responsabilidade para mim, e ao mesmo tempo um prazer enorme. Sei que não vai ser fácil, mas com a ajuda de todos, esperamos reconquistar o coração dos torcedores;, comemorou o jogador, que foi indicado como garoto-propaganda para apresentar a nova camisa da equipe.
O craque também disse estar pronto para assumir o papel de líder dentro de campo, e ajudar na renovação do elenco azul. ;Me sinto na obrigação de ajudar a nova geração, de mostrar o caminho. Tenho bastante experiência no alto nível, mas ainda me sinto jovem de espírito e consigo me dar bem com os mais novos. Como capitão, tenho de ser exemplar. Dentro e fora de campo. É preciso conversar bastante, transmitir seriedade, mas também alegria aos novos;, ressaltou.
Henry lembrou da fase em que esteve em baixa na seleção nacional, e comemorou o prestígio com o novo treinador. ;Em 1999, fui obrigado a disputar jogos de aspirantes com a camisa da França na Ucrânia e na Rússia diante de 200 torcedores, sendo que dois meses antes desfilava para uma multidão nos Champs-Elysées como campeão do mundo, mas não me entreguei, dei a volta por cima, o que me permitiu disputar três Copas do Mundo, três Eurocopas e uma Copa das Confederações;, desabafou o artilheiro.
A primeira atuação de Henry com a braçadeira de capitão será nesta quarta-feira (20/08), em Gotemburgo, na Suécia, contra a seleção local. O jogo faz parte dos amistosos preparatórios das Eliminatórias para a Copa da África do Sul, em 2010.