postado em 27/08/2008 21:06
Internacional e Grêmio farão mais um clássico nesta quinta-feira para definir a vaga gaúcha na segunda fase da Copa Sul-americana. Os dois times entram em campo no Beira-Rio a partir das 19h20 (horário de Brasília), com vantagem inicial para o Grêmio, que conquistou o 1 x 1 no Olímpico na partida de ida ; empate sem gols classifica o Tricolor por ter marcado em casa, enquanto o Colorado busca, no mínimo, um empate por 2 x 2 para passar direto. Nenhum dos dois times, no entanto, quer perder para o principal rival, já que ambos se enfrentaram apenas duas vezes neste ano, pelo Campeonato Brasileiro e pela Sul-americana, e em ambas ficaram no empate ; curiosamente, por 1 x 1, em partidas realizadas no estádio do Grêmio. Além disso, claro, há toda a rivalidade que move as duas maiores torcidas do Sul do país, prestes a fazerem o confronto número 372 de suas histórias.
Do lado vermelho, o técnico Tite não contará com o meia Alex, seu principal desfalque. Envolvido em uma possível transferência para o Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos (clube de Abel Braga), o jogador sente dores referentes a uma pancada na coxa, e sequer foi relacionado para a partida. Com isso, Taison deve ser deslocado para o ataque ao lado de Nilmar, deixando Daniel Carvalho no banco de reservas.
A opção pela dupla, porém, agrada aos mais experientes. ;O Grêmio vai ter que sair para o jogo e nós poderemos aproveitar os contra-ataques, pois temos jogadores de velocidade na frente;, explica o goleiro Clemer, confirmado como titular para sua 346; partida oficial pelo Inter.
Tite contará com o retorno do lateral Ricardo Lopes e do meia Andrezinho, que vinham se recuperando de contusão. Ambos, porém, devem ser opções do banco, assim como Daniel Carvalho. O treinador faz mistério quanto à escalação, mas é provável a opção pelo esquema 3-5-2, com Rosiney e Gustavo Nery nas alas e D;Alessandro começando como titular.
Do outro lado do ringue, vestindo a camisa azul e preta e podendo segurar o 0 a 0 para se classificar, o Grêmio terá a estréia do uruguaio Orteman, que atuará como segundo volante ao lado de Willian Magrão. O jogador dependia apenas da recuperação da forma física, mas já participou de coletivos nesta semana e ganhou o aval positivo do técnico Celso Roth para entrar como titular.
Diferente do que aconteceu no primeiro clássico, Roth deve escalar alguns titulares na equipe, como o zagueiro Léo ; Réver, companheiro de setor que entrou no decorrer do último jogo, fica na reserva. Anderson Pico, Rafael Carioca e Perea também são opções, mas Paulo Sérgio, Pereira, Tcheco e Marcel sequer foram relacionados.
Na zaga, com a promessa de forte marcação sobre D;Alessandro e Nilmar, o volante Amaral será improvisado no lugar de William Thiego, poupado. No meio-campo, o ex-são-paulino Souza volta a ganhar uma chance como titular, enquanto Hélder permanece na ala direita. Concluindo o 3-5-2 do lado gremista, Reinaldo e André Luis formam o ataque, deixando o colombiano Perea como opção.
FICHA TÉCNICA - INTERNACIONAL X GRÊMIO
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 28 de agosto de 2008, quinta-feira
Horário: 19h20 (horário de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Alessandro Rocha (Fifa-BA)
INTERNACIONAL: Clemer; Índio, Bolívar e Marcão; Rosinei, Magrão, Guiñazu, D;Alessandro e Gustavo Nery; Taison e Nilmar
Técnico: Tite
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo, Amaral e Jean; Willian Magrão, Orteman, Makelelê, Souza e Hélder; Reinaldo e André Luís
Técnico: Celso Roth