postado em 28/08/2008 12:47
Como já era previsto, o taekwondista Rohullah Nikpai foi recebido com status de herói em seu país nesta quinta-feira. Primeiro atleta do Afeganistão da história a subir no pódio em uma Olimpíada, o medalhista de bronze nos Jogos de Pequim desfilou em carro aberto após desembarcar em Cabul e fez a festa de seus compatriotas.
Nikpai, de apenas 20 anos, foi recebido no aeroporto da capital afegã pelo vice-presidente Karim Khalili. Enquanto isso, helicópteros sobrevoavam Cabul distribuindo panfletos com a foto do taekwondista e os dizeres: ;Ele orgulhou o povo afegão;.
Após voltar a sua terra natal, o lutador desfilou em carro aberto pelas ruas da cidade até chegar ao Estádio Nacional ; que no passado fora palco usado pelo governo Taleban para realizar execuções, mas nesta quinta recebeu 5 mil pessoas para receber Nikpai. A passagem do atleta foi transmitida ao vivo pelo canal de televisão estatal do Afeganistão.
Nikpai, que superou a melhor campanha de um atleta de seu país em Olimpíadas (o maior feito de um afegão nos Jogos foi um quinto lugar na luta livre em Tóquio-1964), receberá um prêmio de US$ 10 mil pela medalha de bronze em Pequim. O terceiro colocado da categoria até 58 kg ganhará também uma casa própria bancada inteiramente pelo governo.