Superesportes

Com três desfalques, Dom Pedro depende de adversário para permanecer no campeonato

;

postado em 02/09/2008 11:56

O Dom Pedro II vai ter que se superar dentro e fora de campo na dramática luta pela sobrevivência na Série C do Campeonato Brasileiro. Na lanterna do Grupo 21, com apenas quatro pontos, o vice-campeão candango amarga quatro desfalques para a decisão contra o vice-líder Mixto-MT (sete pontos), no sábado, no Serejão, pela sexta e última rodada da segunda fase.

Com três derrotas seguidas, os bombeiros precisam ganhar por dois gols de diferença e ainda torcer para o Itumbiara-GO, em terceiro lugar, com seis pontos, não passar de um empate contra o líder e já classificado Atlético-GO (12 pontos), no Antônio Accioly, em Goiânia.

Depois de perder de virada por 3 x 2 para o Itumbiara, no interior goiano, no último domingo, quando esteve na frente do placar por duas vezes (1 x 0 e 2 x 1), o Dom Pedro deixou de depender apenas de si. A derrota amarga ainda custou a baixa de quatro jogadores, três deles titulares: o ala-direito Amaral e o volante Tarcísio, ambos expulsos, e o volante Joellan, com dedo do pé quebrado logo no começo da partida. O zagueiro reserva Ivisson levou o terceiro cartão amarelo. ;Ficou complicado, mas a gente não pode desistir;, prega o técnico José Lopes Risada.

Com a obrigação de vencer por dois gols de diferença, o treinador alega a escassez de peças no elenco para evitar um esquema mais ousado. ;Primeiramente, não tenho jogador. Perdi um lateral-direito e os dois volantes. Não tenho o que fazer. Nós estamos indo aos trancos e barrancos;, confessa Risada. Amaral era o único ala-direito à disposição desde a grave contusão de Clein no joelho, na vitória por 1 x 0 sobre o Itumbiara, na segunda rodada da segunda fase. O atacante Juninho deve ser improvisado na posição, como no segundo tempo de domingo.

Nem a recuperação de lesão de três jogadores (o meia-atacante Djalminha e o atacante Lucas, ambos titulares; e o volante reserva Japão) animam o comandante do Dom Pedro. ;O Japão está voltando de contusão. A gente não sabe a condição dele. Na frente, melhora, mas estou quebrado do meio para trás;, lembra Risada. No meio, o versátil Rodrigo Mello poderia ser improvisado, mas a opção esbarra a falta de outro zagueiro pela dispensa de Léo na semana passada. ;Ele foi reclamar com o presidente que não estava jogando. E vai ter que jogar em outro lugar;, ataca o técnico.

Depois de descartar, antes da rodada do último domingo, qualquer temor sobre o duelo goiano na última rodada, Risada mudou de opinião. Nem a amizade com o técnico do Atlético, Mauro Fernandes, e a sede de vingança atleticana pela conturbada eliminação para o Itumbiara na semifinal do Campeonato Goiano deste ano servem como antídoto da desconfiança. ;A gente fala, mas sempre fica com um pé atrás porque sabe que envolve muitas situações políticas. Mas temos que fazer a nossa parte;, analisa.

Duelo
O vice-campeão do Distrito Federal amarga uma péssima condição até menos na briga pelas quatro vagas na Série C de 2009 para os eliminados com melhor campanha na segunda fase: do 17; ao 20; posto. O Dom Pedro ocupa apenas a 26; posição, mas com um jogo a mais que dois concorrentes: Caxias-RS (três pontos) e Toledo-PR (um), ambos do atrasado Grupo 24. A competição deste ano, além de oferecer quatro vagas para a próxima Série B, serve como classificatória para a terceirona do ano que vem, com 20 clubes, na reestruturação promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Portanto, os 16 melhores de 2008 (do quinto ao 20;), sem contar os quatro promovidos, vão se juntar aos quatro rebaixados da segundona na reformulada competição em 2009.

A briga pela terceira fase ainda tem sete vagas abertas. Na rodada deste domingo, seis times garantiram vaga: Confiança-SE, Duque de Caxias-RJ, Guaratinguetá-SP, Guarani, Ituiutaba-MG e Marcílio Dias-SC. Rio Branco-AC, Atlético-GO e Paysandu já estavam classificados. O tradicional América-MG, por sua vez, se juntou ao Santa Cruz como um dos favoritos eliminados precocemente.


6; RODADA
Sábado (6/09) às 16h

Dom Pedro II-DF x Mixto-MT Serejão (Taguatinga)
Atlético-GO x Itumbiara-GO Antônio Accioly (Goiânia)

AS CHANCES DE CADA UM
Atlético-GO
Classificado e dono do primeiro lugar do grupo desde a quarta rodada.

Mixto-MT
Precisa ganhar para não depender de mais nada. Se empatar ou perder por um gol, terá de torcer para o Atlético-GO somar pelo menos um ponto contra o Itumbiara.

Itumbiara-GO
Tem de ganhar do Atlético-GO e secar o Mixto contra o

Dom Pedro II
Depende de uma vitória sobre o Mixto por dois gols de diferença e de pelo menos um empate do Itumbiara em Goiânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação