Superesportes

Com novo calendário, WTA ameaça punir irmãs Williams em caso de ausência em evento

;

postado em 03/09/2008 17:52
As norte-americanas Venus e Serena Williams correrão o risco de ficarem um certo tempo afastada das quadras caso dêem prosseguimento em 2009 a uma medida que vêm tomando há sete temporadas: a não-participação do Torneio de Indian Wells. Com o anúncio do novo calendário da WTA para 2009, o diretor-geral Larry Scott admitiu que não titubeará em deixar as duas imãs de fora de torneios importantes caso não participem do evento californiano na próxima temporada.

As duas ex-líderes do ranking de entradas da WTA iniciaram o boicote a Indian Wells em 2002, em represália às vaias que receberam no ano anterior. Em 2001, Venus alegou uma contusão no joelho minutos antes de entrar na quadra para enfrentar a irmã Serena nas semifinais. Na decisão contra a belga Kim Clijsters, a tenista norte-americana foi vaiada mesmo tendo conquistado o título.

Se ficarem de fora do torneio californiano em 2009, quando Indian Wells se tornará uma das quatro competições obrigatórias para as jogadoras top 10 ; assim como Miami, Madri e Pequim. A punição para a atleta que ficar de fora de um dos quatro eventos é a suspensão dos dois torneios misteres seguintes.

Há uma saída alternativa para as irmãs Williams caso não participem do evento californiano, mas ainda assim Venus e Serena teriam que voltar a Indian Wells. A condição de ausência de uma tenista para um dos torneios obrigatórios é a presença da atleta no local da competição para ajudar na divulgação do torneio.

"Entendo a decisão das Williams (de boicotarem Indian Wells), mas ainda assim elas terão que participar dessas atividades de promoção para não serem suspensas", explicou Larry Scott. "Mas queremos as tenistas jogando, e não participando de turnês publicitárias. Mesmo assim, acredito que poderemos chegar a um meio-termo", complementou.

Calendário ;saudável;

Nesta quarta-feira, a WTA anunciou o cronograma da temporada 2009 pensando no bem-estar das tenistas, que terão mais tempo de descanso. Dentre as principais medidas estão o aumento da pré-temporada de sete para nove semanas e a redução de 13 para dez torneios mínimos (com exceção a Grand Slams) com participação das atletas.

"Com essas mudanças, teremos em 2009 o circuito profissional feminino mais forte da história", vislumbrou Scott. "Os torcedores poderão ver mais estrelas e rivalidades. É um exemplo de calendário pensado para fãs, tenistas e dirigentes", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação