postado em 04/09/2008 17:28
Que a fase da seleção brasileira não anda boa não é novidade para ninguém, mas, nesta quinta-feira, o mau momento da equipe pentacampeã mundial ganhou destaque no site oficial da Fifa e foi ;escancarado; para todo o planeta. Em matéria publicada na capa do site, a entidade máxima do futebol cita a queda do Brasil no ranking (da primeira para a sexta posição) e do rendimento do futebol da seleção desde a conquista da Copa América, em 2007, até a eliminação nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Pequim. A reportagem foi levada ao conhecimento dos jogadores antes do treino da tarde desta quinta e, apesar de concordar com o mau momento vivido pela equipe, o meio-campista Júlio Baptista, da Roma, encerrou rapidamente o assunto. ;Ninguém vai conseguir tirar o que o Brasil já tem. Estamos quatro pontos atrás dos líderes nas Eliminatórias, mas somos pentacampeões do mundo e tem que haver um pouco mais de respeito;, ordenou o jogador, que briga por uma vaga entre os titulares para encarar o Chile, domingo, em Santiago.
O atacante Luis Fabiano, outro que vive a expectativa de ser confirmado como titular, concordou com o ex-companheiro de São Paulo, clube que defenderam em 2003. E também apostou em uma rápida reviravolta da seleção brasileira.
;Vivemos uma situação complicada, mas vamos reverter, pois temos qualidade;, opinou. Sobre a reportagem estampada na página principal do site da Fifa, foi direto: ;Eles não estão acostumados em ver o Brasil desta forma, mas nós não temos que olhar o que os outros estão falando, e sim fazer o nosso trabalho;, concluiu.
Definição?
O técnico Dunga iniciará em instantes o penúltimo treinamento antes da partida contra o Chile e a expectativa é que, finalmente, comande um coletivo para começar a esboçar a equipe que entrará em campo no domingo. Além de escolher quem será o dono da lateral esquerda da equipe, o treinador precisará confirmar se vai ou não utilizar um trio de atacantes (Robinho, Luis Fabiano e Ronaldinho) para encarar os chilenos. O zagueiro Juan e o volante Lucas, suspensos, estão fora da partida.