postado em 04/09/2008 18:48
Dois medalhistas olímpicos foram flagrados no antidoping nesta quinta-feira e, caso a contraprova também dê positivo, serão destituídos dos prêmios conquistados nos Jogos Olímpicos de Pequim. Os bielorrussos Vadim Devyatovsky e Ivan Tsikhan, prata e bronze respectivamente no arremesso do martelo, testaram positivo para testoterona. A informação do doping dos dois atletas foi dada nesta quinta agência de notícias Allsport, da Rússia. Segundo a notícia, os testes de Devyatovsky e Tsikhan foram realizados em 17 de agosto, mesmo dia da final do arremesso do martelo nos Jogos de Pequim.
Dono da prata com a marca de 81,61m, Devyatovsky já foi suspenso de competições por dois anos por ter sido flagrado em 2000 por uso de uma outra substância ilegal. Caso seja confirmada a testosterona em sua urina coletada há menos de um mês, o bielo-russo será excluído do esporte.
"Não sei o que dizer", declarou Devyatovsky, em entrevista coletiva concedida na cidade de Minsk, capital da Bielo-Rússia. "Testosterona? Todo homem tem esse hormônio. Estou convencido de que não havia nada proibido no meu corpo, e nem no do Ivan", completou. O campeão olímpico do arremesse do martelo foi o eslovaco Primoz Kozmus, que conquistou o ouro graças à marca de 82,02m. Tsikahn, que aguarda o resultado da contraprova para saber se continuará com o bronze, obteve 81,51m.