postado em 05/09/2008 16:02
A nadadora Rebeca Gusmão foi oficialmente banida do esporte. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) confirmou nesta sexta-feira (05/09) ter recebido a decisão do Painel de Doping da Federação Internacional de Natação (FINA), banindo a atleta pelo restante da vida. A decisão tem validade a partir de 18 de julho de 2007.
Com isso, todos os resultados obtidos pela atleta a partir desta data, incluindo seu desempenho nos Jogos Pan-americanos do Rio, perdem a validade. Rebeca foi banida por ter sido considerada reincidente em caso de doping.
No entanto, segundo a assessoria jurídica da atleta, a brasiliense pretende recorrer da decisão. De acordo com a assessoria, os advogados da nadadora vão entrar com recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), sediada em Lausanne, na Suiça, para tentar reverter a situação das acusações de doping nos casos de 2006 e 2007.
A brasileira havia sido pega no antidoping pela primeira vez em 2006. No ano seguinte, na véspera de sua estréia nos Jogos Pan-americanos, voltou a ser testada e teve novo resultado positivo. Em ambas as ocorrências, Rebeca teve positivo para testosterona.
Leia a íntegra do comunicado da CBDA
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA vem tornar público que acaba de receber da Federação Internacional de Natação o inteiro teor da decisão do Painel de Doping da FINA que resolve suspender ;INELIGIBLE FOR LIFE TIME; (POR TODA VIDA), a partir de 18 de julho de 2007, a atleta Rebeca Gusmão.
A decisão foi tomada com base nas regras da FINA DC 2.5, DC 10.2 e DC 10.4, DC 10.6.3. A suspensão tem por objetivos punir quando ocorrem duas ou mais violações da regra antidoping da FINA.
O site oficial da Federação Internacional ainda não divulga nenhum comunicado público sobre o assunto nem a página na internet do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).