postado em 06/09/2008 09:20
A segunda rodada das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2010 acontecerá toda neste sábado (06/09) e tem como principal atração o confronto entre Cuba e Estados Unidos, inimigos históricos na política, mas que estarão no mesmo gramado, em Havana, capital cubana, disputando três pontos, em mais uma lição que o esporte proporciona.
Os norte-americanos dividem a liderança da chave com Trinidad e Tobago, que recebe a Guatemala. Cubanos e guatemaltecos estão na lanterna, sem terem pontuado. Os norte-americanos não jogam em território cubano há 61 anos. O técnico de Cuba, o alemão Reinhold Franz, procurou tirar o foco político do encontro.
;Trata-se de um jogo de futebol, entre onze jogadores e na grama, como manda o figurino. Não devemos trazer para o esporte problemas políticos e divergências que não envolvem os atletas;, afirmou o treinador.
Pelo Grupo 2 o México, o principal favorito do continente, recebe a Jamaica, dirigida pelo brasileiro René Simões. Os mexicanos lideram com três pontos, dois a mais que os jamaicanos, que dividem a segunda posição com o Canadá, que recebe a lanterna Honduras, que sequer pontuou.
Costa Rica, líder do Grupo 3, tem grande oportunidade de disparar na liderança, pois jogará em casa contra Suriname, um dos azarões e que soma um ponto, mesma pontuação do Haiti, que visita o lanterna El Salvador, único time que não conseguiu pontuar na chave.
Nesta etapa da competição as 12 seleções divididas em três grupos. Após partidas de ida e volta, os dois melhores passam adiante. Na fase final, as seis equipes se enfrentam entre si em partidas de ida e volta. Os três melhores se classificam para a Copa do Mundo, enquanto o quarto colocado enfrenta na repescagem o quinto colocada das Eliminatórias da América do Sul. Abaixo todos os confrontos da rodada:
GRUPO 1
Trinidad e Tobago x Guatemala
Cuba x Estados Unidos
GRUPO 2
México x Jamaica
Canadá x Honduras
GRUPO 3
Costa Rica x Suriname
El Salvador x Haiti