postado em 08/09/2008 10:46
As provocações da imprensa chilena antes da partida entre Chile e Brasil em Santiago deram lugar a reverência à Seleção Brasileira nesta segunda-feira (08/09). Após a derrota dos donos da casa por 3 x 0 nesse domingo, os principais jornais chilenos destacaram o bom futebol mostrado pelos comandados de Dunga e a má classificação da seleção nacional nas eliminatórias para a Copa de 2010.
;A ingenuidade do Chile despertou um gigante;, afirmou o jornal El Mercúrio em sua edição desta segunda-feira. O periódico destacou a sólida atuação brasileira e focou na sexta colocação chilena nas eliminatórias com a manchete ;Tão longe como antes; na capa de seu caderno de esportes. Com a derrota, o Chile saiu da quarta para a sexta colocação no torneio.
Para o La Tercera, ;Brasil sepulta ;Roja;. Esta manchete dava o tom da matéria que lembrou a pressão em cima de Dunga pela vitória antes da partida e também atacou as escolhas feitas pelo técnico chileno Marcelo Bielsa ao decorrer do jogo. ;...acabaram essa pressão com uma goleada de 3 x 0 sobre o time de Marcelo Bielsa, que também fez tudo para facilitar o desempenho do ;scratch;, publicou o periódico.
A vitória brasileira também repercutiu na Argentina. O Olé destacou a polêmica entre o goleiro Júlio César e o presidente Lula. ;Depois das críticas do presidente, Brasil despachou o Chile, salvou a cabeça de Dunga e alcançou Argentina na tabela;, afirmou o jornal.