postado em 10/09/2008 10:08
Chile e Colômbia se enfrentam nesta quarta-feira (10/09), às 20h40 (de Brasília), no Estádio Nacional, em Santiago, planejando entrar no G-4, a zona de classificação para a Copa do Mundo de 2010. O confronto será válido pela oitava rodada das Eliminatórias sul-americanas e envolve equipes com campanhas bem parecidas, pois somam dez pontos. Os chilenos porém levam vantagem nos critérios de desempate e iniciaram a rodada na quinta posição, que hoje os levaria para a repescagem diante de um representante da Concacaf.
O ganhador tem grandes chances de entrar no G-4, além de reabilitá-lo, pois ambos foram derrotados no fim de semana. O Chile, em Santiago, caiu por 3 x 0 diante do Brasil. Também em seus domínios os colombianos foram superados pelo Uruguai por 1 x 0.
Marcelo Bielsa, técnico do Chile, pediu aos seus jogadores que esqueçam a derrota para a Seleção Brasileira e entendam que o resultado não foi anormal pela qualidade do adversário. Para ele, um triunfo contra a Colômbia vai recolocar as coisas no caminho certo.
;Estamos subindo de produção e o que aconteceu contra a Seleção Brasileira foi normal. Quando o Brasil joga tudo o que sabe fica complicado para qualquer adversário. Contra a Colômbia é outra situação, um confronto direto e temos de ganhar;, afirmou Bielsa.
Para este jogo, Marcelo Bielsa não terá o meia Valdívia, expulso contra o Brasil. Mas como ele iniciou aquele confronto no banco de reservas, a única modificação em relação ao duelo contra os brasileiros será a saída do lateral-direito Carlos Carmona, suspenso por ter recebido o segundo cartão amarelo e que dará seu posto a Roberto Cereceda.
Pelo lado da Colômbia, o técnico Jorge Luis Pinto anunciou duas modificações, ambas na defesa. Pedro Portocarrero e Pablo Armero ocuparão os postos de Estiven Velez e Camilo Zúñiga, respectivamente. Outras mudanças não estão descartadas, mas o time só será anunciado no vestiário, minutos antes do confronto.
;Não vou dar armas para o Chile antecipando o time que vai a campo. Temos que ser firmes dentro das quatro linhas e por isso preciso estudar bem o que quero fazer taticamente;, disse Jorge Luis Pinto.
FICHA TÉCNICA
CHILE X COLÔMBIA
Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile)
Data: 10 de setembro de 2008 (Quarta-feira)
Horário: 20h40 (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Assistentes: Pablo Fandiño (Uruguai) e Robert Muniz (Uruguai)
CHILE: Claudio Bravo, Gary Medel, Gonzalo Jara e Marco Estrada; Roberto Cereceda, Arturo Vidal, Hugo Droguett, Matías Fernández e Alexis Sánchez; Humberto Suazo e Mark González
Técnico: Marcelo Bielsa
COLÔMBIA: Agustín Julio, Pablo Armero, Amaranto Perea, Aquivaldo Mosquera e Pedro Portocarrero; Carlos Sánchez, Freddy Guarín, Fabián Vargas e Giovanny Hernández; Falcao García e Hugo Rodallega
Técnico: Jorge Luis Pinto