Superesportes

Klose garante empate e coloca Alemanha na liderança do Grupo 4 nas Eliminatórias Européias

;

postado em 10/09/2008 17:30
A Alemanha sofreu, mas conseguiu assumir a liderança isolada do Grupo 4 das Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2010. Nesta quarta-feira, jogando fora de casa pela segunda rodada da competição, os atuais vice-campeões europeus empataram por 3 x 3 com Finlândia, graças a três gols do atacante Miroslav Klose.

O resultado deixou os germânicos com quatro pontos, um a mais que Rússia e do País de Gales. Os russos ; que faziam sua primeira partida pelas eliminatórias ; receberam os galeses em Moscou também nesta quarta e conseguiram a vitória por 2 x 1. Os finlandeses, que também estreavam na competição, têm um ponto, e estão ao lado de Azerbaijão e Liechtenstein.

Apesar do favoritismo alemão, foi a Finlândia quem pressionou desde o começo. Aos 32 minutos do primeiro tempo, Roman Emerenko lançou para Jonatan Johansson pela direita na entrada da área. O experiente camisa 16 aproveitou-se da bobeada da dupla Philipp Lahm e Heiko Westermann e bateu rasteiro, colocando por entre as pernas do goleiro Robert Enke.

Não demorou, porém, para que os germânicos conseguissem o ;primeiro; empate. Seis minutos mais tarde, Klose recebeu lançamento semelhante de Piotr Trochowski, matou no peito, tirou de Sami Hyypia e bateu para o fundo do gol de Jussi Jaaskelainen, fazendo seu primeiro na partida.

Os finlandeses conseguiram reassumir a vantagem ainda no primeiro tempo, aos 43 minutos: após cruzamento de Daniel Sjolund pela direita, Mika V;yrinen apareceu na área e escorou para o gol ; Enke tentou a defesa, mas rebateu pra dentro. No entanto, um minuto mais tarde, Klose apareceu de novo para empatar o jogo. Após cobrança de escanteio pela direita, o camisa 18 subiu e cabeceou ; Jaaskelainen defendeu, mas o próprio Klose aproveitou o rebote e mandou para o gol.

Após o intervalo, a Alemanha voltou a vacilar e permitir que a Finlândia balançasse as redes. Logo aos oito minutos, após jogada ensaiada na cobrança de escanteio, V;yrinen cruzou para a área pela esquerda ; Hyypia não alcançou, mas Sjolund se aproveitou da defesa germânica parada e colocou pra dentro do gol de Enke. Aos 33, Mario Gómez ainda teve a chance de empatar, mas falhou no cruzamento e permitiu que o zagueiro Petri Pasanen tirasse em cima da linha.

No entanto, quando os suomi já comemoravam a vitória, Klose apareceu novamente para assegurar de vez o empate. Aos 38 minutos, Gómez recebeu de Trochowski e bateu para o gol. Jaaskelainen defendeu, mas a defesa não afastou e deixou a sobra com o próprio Gómez, que passou para Klose aproveitar a zaga desarrumada e bater, garantindo o ponto como visitante.

Rússia

Pelo complemento da rodada, a Rússia venceu o País de Gales por 2 x 1 em jogo bastante equilibrado. Os galeses tiveram a chance de sair na frente aos 17 minutos do primeiro tempo, mas o jovem Gareth Bale, do Tottenham, perdeu um pênalti que ele mesmo havia sofrido ; Akinfeev defendeu. Cinco minutos mais tarde, em falta sobre Konstantin Zyryanov, Roman Pavlyuchenko teve chance semelhante a favor dos comandados de Guus Hiddink, mas aproveitou e colocou os russos em vantagem no placar.

Após o intervalo, Gales empatou com o meia Joe Ledley, aos 22 minutos, em cruzamento de Bale. Porém, aos 36, quando a partida também já se caminhava para um empate, Zyryanov cabeceou e parou na defesa do goleiro William Hennessey ; Pavel Pogrebnyak, que havia acabado de entrar, aproveitou a sobra de bola e garantiu a vitória dos donos da casa. Ainda pelo Grupo 6, em duelo de duas seleções com poucas chances de classificação para o Mundial de 2010, Azerbaijão e Liechtenstein ficaram no empate por 0 a 0. Foi o primeiro ponto das duas seleções, que ocupam as duas últimas colocações da chave.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação