postado em 14/09/2008 11:50
Representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, os judocas João Derly e Mayra Aguiar confirmaram seu favoritismo na disputa do Troféu Brasil, na noite de sábado (13/09), em Porto Alegre (RS). Já os também olímpicos Érica de Souza, que não pode lutar na China por causa de uma lesão, e Denílson Lourenço acabaram surpreendidos na competição. O título por equipes ficou com a Sogipa, campeã pela primeira vez.
O Troféu também serviu para apurar atletas à primeira seletiva do Projeto Londres 2012, que acontecerá em novembro. ;Fiquei contente de voltar a competir em casa depois de dois anos e poder ganhar diante de tantas pessoas que torcem sempre por mim.Conquistar uma medalha ajuda a definitivamente virar a página dos Jogos Olímpicos, ainda mais num Troféu Brasil com tantos atletas de alto nível', afirmou o leve Derly. Bicampeão mundial, ele não chegou ao pódio em Pequim. 'Agora é visualizar o ano de 2009, competir bem nas seletivas e garantir a vaga para o Campeonato Mundial, em setembro, na Holanda;.
Mayra, que também defende a equipe da casa, apontou o Troféu Brasil como uma ótima oportunidade de ganhar ritmo de luta para o Campeonato Mundial Júnior, que acontecerá em outubro na Tailândia. Mayra competiu no peso até 78kg. ;É muito bom voltar a competir em casa e ser campeã, mesmo em uma categoria acima da minha. O objetivo aqui era ganhar ritmo de competição para o Campeonato Mundial Júnior, que é a minha prioridade;.
Já a meio-médio Erica e o ligeiro Lourenço foram desbancados. Os títulos em suas categorias ficaram com Natália Bordignon e Charles Chibana. Erica terminou com a prata e Lourenço, com o bronze.
Vice-campeão da Copa do Mundo de Belo Horizonte 2008, o carioca Leonardo Leite, mostrou que está em grande forma. Campeão no Sul, ele representará o país no Campeonato Mundial por equipes, em outubro, no Japão. Na decisão deste final de semana, ele venceu na final o medalhista olímpico Carlos Honorato.
;Todos os atletas importantes do país na categoria meio-pesado estavam aqui, com exceção do campeão mundial Luciano Correa. Foi, sem dúvida nenhuma, uma categoria muito forte. Cheguei a sofrer uma lesão há duas semanas e pensei que nem estaria aqui. Ter sido campeão foi ótimo! Para mim serviu como treino de luxo para o Campeonato Mundial por Equipes;, explica.
Neste domingo será realizada a seletiva para o Grand Prix Nacional de Judô 2008. Os clubes vencedores no masculino e feminino juntam-se às demais equipes pré-classificadas para o evento, que acontecerá em novembro e reunirá os 13 principais clubes de judô do país. O lançamento da competição acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 8 de novembro.