postado em 15/09/2008 09:34
André Brasil aproveitou a sua participação em provas individuais da natação nas Paraolimpíadas de Pequim para se igualar ao compatriota Daniel Dias no número de conquistas no Cubo D;Água. Como novo show, o brasileiro faturou nos 400m livre da classe S10 a sua quinta medalha na competição, sendo a quarta de ouro.
Ao disparar na liderança logo no início da decisão disputada na manhã desta segunda-feira (15/09), André teve muita tranqüilidade para vencer, o que fazia com que seu primeiro desafio fosse superar o recorde mundial: ao cravar 4min05s84, não conseguiu superar a marca de 4min04s20 que o canadense Philippe Gagnon estabeleceu em 2001, o que deixou o brasileiro insatisfeito.
;Foi uma semana surpreendente, mas não estou satisfeito com o tempo que fiz;, afirmou o nadador, que pelo menos tirou o melhor tempo paraolímpico das mãos de Gagnon. ;Talvez eu pudesse ter batido o recorde mundial se esta prova fosse no começo dos Jogos. Eu sempre entro pensando que é a primeira prova, para minimizar o cansaço e tentar bater os recordes. Da próxima vez tenho certeza de que vai sair;.
Dono agora de cinco medalhas nas águas chinesas, André igualou as quatro conquistas de Dias, mas o nadador da classe S5 continua levando vantagem por ter subido ao pódio por oito vezes na competição.
Fechando os melhores colocados dos 400m livre da categoria S10, o britânico Robert Welbourn acabou com a segunda posição ao marcar 4min07s61, enquanto o medalhista de bronze foi o canadense Benoit Huot, dono da marca de 4min12s14.