postado em 16/09/2008 09:32
Barcelona (Espanha ) - Apontados como favoritos no grupo C da Copa dos Campeões, Barcelona e Sporting se encontram na estréia da fase de grupos do torneio continental nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília), no Camp Nou.
O Barcelona aparece como o rival a ser batido na chave C, que ainda conta com Shakhtar Donetsk e Basel. Contudo, o time catalão terá que superar um tabu de dois anos sem títulos ; a última conquista expressiva foi justamente o triunfo na Copa dos Campeões 2005/2006, garantido pelo time comandado por Ronaldinho Gaúcho.
Sem o craque brasileiro ; que se transferiu para o Milan -, além de Deco, que agora atua pelo Chelsea, e com uma equipe renovada, o Barcelona aposta no argentino Lionel Messi e no francês Thiery Henry para voltar a vencer.
Porém, para a estréia, o time do técnico Joseph Guardiola ; substituto do holandês Frank Riikjard - não poderá contar com o bielo-russo Hleb, uma das principais contratações da equipe catalã, que se lesionou no último final de semana. Além disto, os espanhóis tentam a reabilitação na temporada ; a equipe ainda não venceu no campeonato nacional, no qual aparece na 14ª colocação.
;Nós temos que deixar de lado o Campeonato Espanhol e nos concentrarmos agora na partida contra o Sporting, que tem um belo time e a escola portuguesa sempre causa problemas a seus adversários. Mas, jogando em casa, temos que ganhar, principalmente, contra um adversário direto', aponta Pepe Guardiola.
Apesar da má fase, o Barcelona segue assustando os adversários.
;Sabemos que eles (Barcelona) são favoritos para vencer o grupo. Também são favoritos neste jogo, como serão em todos os encontros do grupo. Mas o Sporting vai estar em Barcelona para ganhar;, garante o treinador do time português, Paulo Bento.
Atual vice-campeão português, o Sporting se reforçou para a temporada com Marco Caneira, Fábio Rochemback e Hélder Postiga e, assim, aparece como favorito à conquista da segunda vaga do grupo C para a próxima fase da competição, o que, no entanto, não é confirmado por Paulo Bento.
;Vamos jogar contra uma equipe que foi campeã da Suíça (Basel) e que ao longo destas temporadas foi construindo uma reputação. Depois, temos os campeões da Ucrânia, que têm um enorme orçamento e jogadores de qualidade;, apontou o cauteloso treinador do Leão de Lisboa.
Para a estréia, Paulo Bento terá o desfalque do brasileiro Liédson, que deve ser substituído pelo compatriota Derlei, campeão europeu com o Porto na temporada 2003/2004. Seu companheiro de ataque será Yannick, que substitui o montenegrino Simon Vukcevic.
Basel x Shaktar Donetsk
No outro jogo de abertura do grupo C, Basel e Shaktar Donetsk fazem um duelo de opostos na Suíça, também às 15h45 (de Brasília).
Enquanto o Basel lidera o Campeonato Suíço com 24 pontos, o Shaktar Donetsk iniciou mal o Campeonato Ucraniano e aparece apenas na 11ª colocação.
Contudo, o Shaktar conta com uma legião de brasileiros ; o lateral-direito Ilsinho, os meias Jádson, Willian e Fernandinho, os atacantes Brandão e Luiz Adriano ; para superar a má fase e tentar uma vaga nas oitavas-de-final da competição européia.
;O time não iniciou bem a temporada, mas a Liga dos Campeões é uma outra competição e vamos começar do zero. Esse é o campeonato mais importante da Europa e estamos muito motivados para fazer uma grande participação;, destacou o brasileiro Ilsinho.