postado em 16/09/2008 18:12
O reformulado Chelsea estreou na Liga dos Campeões da Europa da temporada 2008/2009 cumprindo o protocolo. Nesta quarta-feira, jogando em casa pela primeira rodada do Grupo A, os atuais vice-campeões da Champions derrotaram o Bordeaux por fáceis 4 x 0, com gols de Frank Lampard, Joe Cole, Florent Malouda e Nicolas Anelka, iniciando com o pé direito sua campanha rumo ao título continental inédito.
O grande destaque da partida, porém, não marcou gols. Recém-contratado pelo time de Stamford Bridge, o lateral-direito português José Bosingwa chegou ao clube por indicação do técnico Luiz Felipe Scolari ; que fez sua estréia na competição européia. E mesmo tendo feito poucos jogos pela nova equipe, foi o jogador mais acionado em campo nos primeiros 45 minutos, aproveitando-se da desatenção do Bordeaux.
De quebra, os londrinos ainda asseguraram a liderança da chave graças à ;proeza; da Roma, que perdeu em casa na estréia para o Cluj, da Romênia. Christian Pannucci abriu o placar para os giallorossi aos 17 minutos do primeiro tempo, mas Juan Culio garantiu a virada dos romenos, balançando as redes aos 27 do primeiro e aos quatro minutos do segundo tempo.
O Chelsea começou mais perto da área do Bordeaux, mas foram os franceses quem chegaram pela primeira vez com perigo. Aos 10 minutos, o volante nigeriano John Obi Mikel errou na saída inglesa e deixou a bola nos pés de Wendel, que subiu pela esquerda para tentar o chute de fora da área, mandando por cima do gol de Petr Cech. Porém, quatro minutos depois, os Blues abriram o placar com Lampard, que apareceu livre na área para cabecear após o cruzamento de Bosingwa pela direita.
Com a marcação francesa deficiente pelas laterais, os londrinos descobriram o caminho para atacar. Aos 18 minutos, Nicolas Anelka recebeu pela esquerda, passou pela marcação e bateu cruzado, de longe ; o goleiro Ulrich Ramé colocou para escanteio. Aos 21, Bosingwa cruzou rasteiro pela direita e viu o volante brasileiro Fernando Menegazzo, ex-Juventude, tentar cortar para trás ; Ramé ia passando da bola, mas voltou e conseguiu fazer a defesa.
Mas não demorou para que o Chelsea ampliasse o placar. Aos 29 minutos, após cobrança de escanteio pela esquerda do ataque, Joe Cole apareceu na primeira trave e desviou de cabeça para trás, tirando de Ramé e fazendo 2 a 0. Lampard teve a chance de ampliar três minutos mais tarde, após bola dividida por Malouda e a defesa. Entretanto, o camisa oito aproveitou mal o lance e chutou cruzado para fora. O Bordeaux tentou chegar nas faltas cobrada por Youhan Gourcuff, ex-Milan, mas não ofereceu perigo.
O time da terra do vinho voltou do intervalo mais ofensivo, diminuindo os espaços do Chelsea e tentando equilibrar a partida. No ataque, porém, a primeira boa chance da segunda etapa veio aos seis minutos, em chute de Fernando pela esquerda, da entrada da área, que passou rente à trave direita de Petr Cech. Do mais, apenas pressão dos ingleses ; que, mesmo diminuindo o ritmo, continuavam ocupando seu campo de ataque. Anelka, com 17 minutos, chegou a entrar na área e bater para o gol, mas para fora.
O Chelsea só voltou a assustar quando reencontrou a lateral. Aos 33, Michael Ballack tentou o cruzamento pela esquerda, mas Souleymane Diawara afastou. Aos 36, também pela esquerda, Ashley Cole tentou o lance, mas foi barrado por Franck Jurietti. Porém, um minuto mais tarde, após grande pressão do ataque azul, Obi Mikel subiu pela esquerda e tocou para Lampard, que passou de letra para que Malouda entrasse na área e batesse cruzado, praticamente assegurando a goleada.
Goleada que se concretizou nos acréscimos, após escapar em duas bolas na trave de Ricardo Carvalho e Anelka. Depois de um chute de longe de Belleti, que também explodiu no travessão, o experiente Anelka aproveitou o rebote e colocou para o gol. Garantido o 4 x 0, o Chelsea volta a entrar em campo no dia 1º de outubro, quando enfrenta o Cluj fora de casa, em jogo valendo a liderança o Grupo A. No mesmo dia, O Bordeaux recebe a Roma, em duelo de times que buscam a reação na chave.