postado em 18/09/2008 00:58
Com quatro jogos sem vencer, a derrota por 3 x 0 e a conseqüente desclassificação na Copa Sul-americana nesta quarta-feira foram o suficiente para detonar uma crise no Vasco da Gama. Depois de declarações exaltadas do atacante Leandro Amaral, foi a vez do técnico Tita anunciar sua demissão do cargo. ;Sem reclamar uma vírgula dos atletas;, o ex-jogador e agora ex-comandante anunciou sua saída depois de conversar e se despedir dos jogadores cruzmaltinos e do presidente Roberto Dinamite ainda nos vestiários do Estádio Palestra Itália.
;Cheguei ao Vasco no maior desejo de acertar as coisas e acho que até tive respostas dos atletas no primeiro, porque vencemos o Palmeias, o Inter e a Portuguesa. Sinceramente, depois de quatro derrotas procurei o Roberto e falei que dou um passe atrás. É difícil um treinador jovem como eu tomar essa decisão, mas acho que o Vasco precisa procurar outra pessoa para levantar o ânimo e reagir;, explicou-se Tita.
O ex-treinador ainda assumiu o mesmo tom tomado por Leandro Amaral e teceu, sem citar nomes, críticas a alguns jogadores que estariam dificultando a situação do Vasco ; a equipe é 17ª colocada no Brasileirão, ocupando a zona de rebaixamento.
;Os atletas tão de parabéns, porque não tive do que reclamar, tenho que agradecer porque muitos foram homens, foram profissionais, mas temos atletas aqui que não têm condições nenhuma de jogar no Vasco e, infelizmente, tenho que dar um passo atrás;, lamentou o treinador.
Longo em seguida, o próprio presidente Roberto Dinamite apareceu para agradecer ao trabalho do técnico e minimizar as polêmicas a partir das declarações. Deixando claro ser uma decisão apenas de próprio Tita, o dirigente colocou os maus resultados como única causa e garantiu: não houve pressão da diretoria.
;O Vasco tem muito a percorrer como outros grandes times, mas o futebol é de resultado, e hoje não aconteceu isso, o que eu posso fazer? Futebol é resultado e nossa equipe, infelizmente, não fez. Não que não tenha jogadores, mas o futebol é muito nivelado e, quando você tem mais vontade, acontece isso que aconteceu no jogo;, disse Dinamite.
Tita assumiu o comando do Vasco com a saída de Antonio Lopes, em 7 de agosto. Estreou três dias depois, com derrota por 5 x 0 para o Vitória. Desde então, comandou o time por nove jogos, sendo três vitórias seguidas, um empate (no clássico com o Botafogo) e mais quatro derrotas. A equipe ainda não tem técnico definido para pegar o Palmeiras de novo em São Paulo, no domingo, às 18h10 (de Brasília), agora pelo Brasileirão.