postado em 18/09/2008 08:47
A confirmação de Brasília como sede da Copa do Mundo de Futsal da Federação Internacional de Futebol (Fifa) passava, obrigatoriamente, por um ponto crucial: o Nilson Nelson. Há dois meses, o estado do ginásio era tão precário que muitos não acreditavam que ele pudesse ser recuperado a tempo de sediar as partidas do maior evento da modalidade, que começa no dia 30.
Mas, na quarta-feira (17/09), o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, que integra o comitê executivo da Fifa, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, Aécio Borba, e o diretor executivo do Comitê Organizador Local do Mundial, Hideraldo Martins, receberam do governador José Roberto Arruda um ginásio de nível internacional.
Após quase 60 dias de obras frenéticas, o Nilson Nelson foi entregue à Fifa, que a partir de agora assumirá a responsabilidade de decorar todo o local e deixá-lo pronto para receber as primeiras partidas da competição. O torneio é o maior Mundial de futsal que a Fifa já realizou. Ele reunirá, pela primeira vez, 20 seleções (contra 16 das edições anteriores), será disputado até 19 de outubro, paralelamente, em Brasília e no Rio de Janeiro. A capital carioca sediará as semifinais e a final da competição e cada cidade receberá 10 delegações.
A Seleção Brasileira fará quatro jogos na capital ; contra o Japão, no dia 30; Ilhas Salomão, em 2 de outubro, Rússia, dois dias depois, e finalmente Cuba, em 8 de outubro ; e quando pisar no Nilson Nelson encontrará um ginásio bem diferente daquele que sediou os confrontos amistosos entre Brasil e Argentina, em outubro do ano passado, vencidos por 4 x 1 e 3 x 1 pelo Brasil.
Para começar, as arquibancadas foram completamente reformadas e agora todo o anel superior possui cadeiras. Com isso, a capacidade de público do ginásio, que antes superava 20 mil torcedores, caiu quase pela metade e o local ficará lotado com apenas 11.771 pessoas.
A redução no número de torcedores, entretanto, é compensada pelo conforto e pela segurança que eles terão no Nilson Nelson. Além das cadeiras nas arquibancadas, diversas melhorias foram feitas. Nada menos que 84 câmeras de vigilância foram instaladas, quatro na área externa e o restante dentro do ginásio. As imagens são enviadas para uma sala de controle, de onde é possível monitorar todo o interior do Nilson Nelson.
;Nenhum lugar do país tem um sistema como esse;, garante Hideraldo Martins. ;O Maracanãzinho teve um durante o Pan, mas ele foi desativado. Vão voltar agora, para o Mundial;, explicou. ;O que eu posso dizer é que a obra no Nilson Nelson está estritamente dentro de todos os sistemas normativos do mundo para competições de alto nível. E, a partir de agora, vamos começar o acabamento do ginásio. Vamos implantar toda a parte de decoração com o material promocional do Mundial. Quando tudo estiver pronto, no dia 25, quem vier ao ginásio terá uma nova surpresa agradável;, garantiu Hideraldo.
Melhorias e amistoso
;O que foi feito aqui equivale a um padrão mundial de qualidade;, garante o engenheiro Fernando Orsini, da construtora Mendes Júnior, responsável pela obra. ;A informação que nós recebemos é de que nem no Pan houve um nível de excelência como o que foi apresentado aqui. E o melhor é que cumprimos as exigências tanto da Fifa quanto do Corpo de Bombeiros, no que diz respeito à segurança;, completou.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, Brasília passa a ter, com a reforma do Nilson Nelson, um dos locais mais adequados para eventos esportivos do país. ;Não tenho dúvida de que o ginásio é hoje, senão o mais, um dos mais bem equipados do Brasil;, declarou Aécio Borba.
Quem ficou orgulhoso com a nova cara do Nilson Nelson foi o governador Arruda. Segundo ele, as reformas reforçaram a capacidade da capital para receber partidas da Copa do Mundo de 2014. ;Superou todas as minhas expectativas;, afirmou.
;O ginásio está muito bonito, confortável e cumprindo as exigências da Fifa. Brasília está preparada para qualquer evento e com essa obra, feita em 60 dias, estamos demonstrando que o governo de Brasília fará qualquer esforço para trazer eventos nacionais e internacionais para a cidade;, prosseguiu o governador. ;Estamos nos preparando para ser sede da Copa de 2014 e passamos pelo primeiro desafio. Eles podem nos dar o dever de casa para 2014 que a gente faz também;, encerrou.
O custo das obras do Nilson Nelson, entretanto, diverge entre os valores que foram repassados pelo governador e pelo secretário de esportes do GDF, Aguinaldo de Jesus. Para Arruda, o valor gira em torno de R$ 13 milhões. Já o secretário declarou que as melhorias ficaram em R$ 15 milhões.
O público de Brasília poderá conhecer o novo Nilson Nelson neste domingo (21/09). Às 10h, a Seleção de Brasília enfrenta o Malwee, time de Jaraguá do Sul (SC), campeão brasileiro de futsal. A entrada é gratuita e o confronto amistoso servirá como evento-teste para o Mundial da Fifa.
Confira as diversas melhorias implementadas na reforma do Nilson Nelson:
# Instalação de cadeiras em todo o anel superior
# Nova tribuna de imprensa
# Recuperação dos banheiros
# Novas instalações elétricas, hidráulicas e no sistema de esgoto
# Instalação de 200 linhas telefônicas
# Sala de monitoramento de imagens
# Sistema de Internet wireless (acessível por meio de cadastro na Fifa) em todo o ginásio
# Sistema de segurança com 84 câmeras (quatro delas externas)
# Sinalizações das saídas de emergências
# Luzes de emergência
# Acesso para portadores de necessidades especiais ao anel inferior
# Nova tribuna de honra
# Área especial para cadeiras de rodas no anel inferior
# Novo piso da quadra
# Revisão de todo o sistema de iluminação e novo sistema de iluminação no anel superior
# Nova pintura externa (apenas a cobertura não foi pintada)