Superesportes

Del Potro arrasa Andreev e coloca Argentina na final da Copa Davis

;

postado em 21/09/2008 19:31
Com apenas 19 anos, Juan Martin Del Potro é o novo herói do tênis argentino. Neste domingo, em Buenos Aires, o jovem tenista foi o responsável por classificar a Argentina para a final do Grupo Mundial da Copa Davis ao vencer o russo Igor Andreev por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/2 e 6/1. Assim, os argentinos venceram a Rússia por 3 partidas a 2 e encararão a Espanha na final, entre 21 e 23 de novembro.

Logo na sexta-feira, primeiro dia do duelo, a Argentina abriu 2 a 0 com as vitórias de David Nalbandian e de Del Potro. Assim, bastava aos sul-americanos vencer um jogo para garantir a vaga na final. Porém, no sábado, a dupla Nalbandian/Guilleermo Cañas perdeu para Igor Kunitsyn/Dmitry Tursunov e, neste domingo, Nalbandian decepcionou ao perder para Nikolay Davydenko, possibilitando o empate dos russos.

Dessa forma, as esperanças dos argentinos estavam sobre o jovem Del Potro, que vive a melhor fase da carreira. Sem decepcionar a torcida de Buenos Aires, o tenista cumpriu a missão e bateu Andreev em 2h12 de partida.

Na final, os argentinos enfrentarão a Espanha, que venceu os Estados em Madri por 4 a 1. Esta é a terceira vez que os hermanos alcançam uma decisão desta competição, mas desta vez, esperam conquistar o primeiro título. Em 2006, foram derrotados pela Rússia por 3 a 2 e, em 1981, perderam para is EUA por 3 a 1.

O jogo

Já no começo da partida, Del Potro mostrou que estava decidido a classificar seu país para a decisão. Quebrando o saque de Andreev no primeiro game. Assim, o argentino administrou a vantagem e fechou a parcial em 6/4. Já no segundo set, o anfitrião manteve dominando o duelo, mas o russo tentou reagir e salvou dois break-points no terceiro game.

Entretanto, no quinto game do set, Del Potro conseguiu uma quebra e abriu 3/2. Embalado com a vantagem, o argentino soube controlar Andreev, que não conseguiu se recuperar e perdeu por 6/2.

No terceiro e último set, Del Potro não tomou conhecimento do russo e o pressionou desde o começo, quebrando o saque do adversário. Assim, Andreev mostrou desconcentração em quadra, permitindo que o dono da casa se embalasse ainda mais no ritmo da torcida. Sem dificuldades, o argentino fechou o jogo e o set em fáceis 6/1.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação