postado em 23/09/2008 10:20
Paris (França) - O sorteio do Grupo Mundial da Copa Davis de 2009 colocou países com tenistas de ponta no circuito profissional para se enfrentarem logo na primeira rodada. Se cumprir a promessa de que se dedicará mais à competição na próxima temporada, Roger Federer liderará a Suíça na difícil empreitada pela América contra os Estados Unidos, enquanto Rafael Nadal e Novak Djokovic devem bater de frente no saibro da Espanha.
Longe das primeiras fases da Davis desde 2005, Federer já adiantou que, caso o calendário não seja muito desgastante no ano que vem, defenderá a equipe suíça ao lado de Stanislas Wawrinka desde o início do evento. Se essa hipótese se confirmar, o agora número dois do mundo viajará para desafiar mais dois tenistas top 10, Andy Roddick e James Blake, em solo norte-americano, em um dos confrontos que mais chama a atenção.
Outro duelo interessante de abertura deve ser o protagonizado por Espanha e Sérvia. Finalistas da competição nesta temporada contra a Argentina, os ibéricos abrem sua campanha em 2009 diante dos balcânicos, sendo que provavelmente uma quadra de saibro deve ser palco de um embate entre Nadal e Djokovic.
Enquanto a Davis da próxima temporada reservará jogos entre os principais tenistas do mundo logo na primeira rodada, algumas nações favoritas deram mais sorte e não devem ter trabalho para avançar às quartas-de-final. A principal delas é a Argentina, que receberá a Holanda, cujo melhor representante no ranking de entradas é Robin Haase, número 96 do mundo.
Também não deve ter grandes empecilhos para passar de fase a Suécia, que tentará confirmar o bom retrospecto contra Israel, que foi batido por 3 a 2 em série eletrizante nesta temporada. No entanto, o embate de 2009 será realizado em solo sueco, o que aumenta ainda mais o favoritismo do grupo comandado por Robin Soderling.
Apesar de não jogar em seus domínios, a Rússia aparece também aparece como forte candidata a bater a Romênia, mesmo que a equipe do top 100 Victor Hanescu escolha um pisto lento. Já a Alemanha tem boas chances de vitória, uma vez que recebe a Áustria.
Dois duelos equilibrados ainda fecham a primeira fase do Grupo Mundial do ano que vem. A Croácia, que passou pelo Brasil na repescagem, novamente atua em casa contra um país sul-americano, desta vez o Chile de Fernando González. Já a França, nação que conta com o maior número de representantes no top 100 da ATP, viaja para enfrenta a República Tcheca.
Confira os confrontos de primeira fase do Grupo Mundial da Copa Davis 2009:
(Os países à esquerda jogam em casa)
Argentina x Holanda
República Tcheca x França
EUA x Suíça
Croácia x Chile
Suécia x Israel
Romênia x Rússia
Alemanha x Áustria
Espanha x Sérvia