postado em 25/09/2008 16:38
Como já era esperado, o meia Kaká está de volta à seleção brasileira de futebol. Depois das ausências nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e na última rodada dupla das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010, o camisa 22 do Milan foi o grande nome da convocação de Dunga nesta quinta-feira (25/09) para as partidas em outubro contra Venezuela e Colômbia, pelas nona e décima rodadas das classificatórias para o Mundial na África do Sul.
A lista de Dunga é cheia de novidades. A principal delas é a ausência do meia Ronaldinho Gaúcho, titular contra Chile e Bolívia no início deste mês. O camisa 80 do Milan foi deixado de fora da convocatória e deu lugar para Mancini, que se destacou no último final de semana pela Inter de Milão. O ex-lateral direito, atualmente jogando no meio-campo, também verá Júlio Baptista, da Roma, no grupo.
Kaká fora convocado pela última vez em maio, para uma série de quatro amistosos da seleção pelos Estados Unidos e para os compromissos com Paraguai e Argentina. O atual melhor jogador do mundo eleito pela Fifa, no entanto, acabou precisando passar por uma artroscopia no joelho direito e não defendeu o Brasil contra os guaranis e nem no clássico com os alvicelestes.
O camisa 22 milanês preenche a vaga deixada por Diego. O meia do Werder Bremen havia recebido o segundo cartão amarelo nas Eliminatórias no empate insosso por 0 a 0 com a Bolívia e terá que cumprir suspensão diante da Venezuela.
'O Kaká não esteve nas últimas convocações porque teve uma lesão, não estava bem fisicamente', lembrou Dunga após anunciar a lista. 'Já se passaram mais de dois meses que ele não jogava, mas está em boas condições, em um bom ritmo. É normal que retorne', justificou.
O técnico da seleção brasileira surpreendeu também no gol. Renan, que joga pelo Valencia, da Espanha. Destaque do Internacional de Porto Alegre e que teve boa atuação nos Jogos Olímpicos de Pequim, o goleiro não foi convocado. Para seu lugar foi chamado Doni, também da Roma.
A zaga reserva do Brasil também tem novidades: os irmãos Luisão (Benfica) e Alex Silva (Hamburgo), chamados para os duelos com Chile e Bolívia, deram lugar a Alex, do Chelsea, e Thiago Silva, do Fluminense. Na lateral esquerda, o santista Kleber e o flamenguista Juan foram mantidos - e Marcelo, do Real Madrid, foi esquecido.
O jovem Alexandre Pato, do Milan, contou com suas boas atuações recentes para voltar ao time nacional. No ataque, quem também foi lembrado foi Jô, do Manchester City. Autor de três gols nas três últimas partidas que jogou pelo time inglês, o ex-corintiano terá a companhia de Robinho, parceiro de equipe, no ataque da seleção. O centroavante Luís Fabiano, do Sevilla, completa o quarteto de frente lembrado por Dunga.
No meio-campo, o volante Anderson também volta ao time canarinho, mesmo tendo seu nome envolvido a um traficante de drogas no Rio Grande do Sul no início desta semana. O jogador do Manchester United, aliás, havia sido cortado do grupo na última convocatória por causa de uma contusão e retorna ao lugar do são-paulino Hernanes.
Confira os 22 convocados de Dunga:
Goleiros: Júlio César (Inter de Milão/ITA) e Doni (Roma/ITA) .
Laterais: Maicon (Inter de Milão/ITA), Daniel Alves (Barcelona/ESP), Kleber (Santos) e Juan (Flamengo).
Zagueiros: Lúcio (Bayern de Munique/ALE), Juan (Roma/ITA), Thiago Silva (Fluminense) e Alex (Chelsea/ING).
Volantes: Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE), Lucas (Liverpool/ING), Elano (Manchester City/ING), Josué (Wolfsburgo/ALE) e Anderson (Manchester United/ING)
Meias: Júlio Baptista (Roma/ITA), Mancini (Inter de Milão/ITA) e Kaká (Milan/ITA)
Atacantes: Robinho (Real Madrid/ESP), Luís Fabiano (Sevilla/ESP), Alexandre Pato (Milan/ITA) e Jô (Manchester City/ING)