postado em 26/09/2008 12:49
Lucerna (Suíça) - O Uefa anunciou nesta sexta-feira o novo formato da Copa da Uefa, que será disputada a partir da próxima temporada com o nome de Liga da Europa. A mudança foi aprovada pelo comitê executivo da entidade, que também designou um novo sistema de disputa para a competição.
Segundo comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira, a Liga da Europa terá 48 equipes disputando a fase de grupos. Além disso, algumas mudanças significativas poderão ser percebidas nas transmissões dos jogos, que terão um novo patrocinador, uma bola exclusiva e um logotipo próprio, já divulgado.
;As mudanças vão melhorar esta histórica competição, que é muito importante para a Uefa e para o futebol europeu, de forma a levar a mais torcedores, jogadores e clubes o encanto dos torneios europeus. Estou convencido que este renovado formato dará à Liga da Europa um novo e bem sucedido impulso;, afirmou Michel Platini, presidente da Uefa.
A mudança é a segunda alteração profunda da competição continental em menos de um ano. Em dezembro de 2007, após encontro realizado na Suíça, o mesmo comitê executivo deu à Copa da Uefa mais importância à fase de grupos da atual temporada, com jogos dentro e fora de casa para os clubes.
Porém, as alterações para a próxima temporada são encaradas com ainda mais otimismo. ;A mudança de nome reflete melhor o formato da competição. Com as inovações no logotipo e na imagem de marca, as alterações evoluem para níveis que se pode considerar que a temporada 2009/2010 marcará o nascimento de uma nova competição;, afirma o comunicado da Uefa.
O inchaço da nova Liga da Europa é uma tentativa da Uefa de encorajar equipe de centros de menos expressão a tentarem a sorte em competições continentais. ;A identidade da competição procurará refletir isso mesmo;, diz o comunicado da entidade, que pretende recuperar o prestígio da Copa da Uefa, perdido nas últimas temporadas frente ao crescimento da Copa dos Campeões da Europa.