postado em 27/09/2008 22:02
O Brasil conta com a vantagem de jogar em casa, mas o técnico PC Oliveira alerta: será complicado conquistar o Campeonato Mundial de Futsal. Há quatro anos, Brasil, Espanha e Itália estavam em um nível superior, mas o treinador elogia a evolução de outros rivais, como são os casos de Rússia, Portugal e até da vizinha Argentina.
;Hoje, ganhar um Campeonato Mundial é muito mais difícil do que em 2004. Todos os países passaram a investir na modalidade e evoluíram rapidamente. Nos demos conta disso;, disse PC Oliveira, em entrevista ao site oficial da Fifa.
Obviamente, a Espanha também está engasgada na garganta dos brasileiros. Os europeus são os atuais bicampeões mundiais. Na última edição, foram os responsáveis pela eliminação da equipe canarinho na semifinal (pela primeira vez, o Brasil ficou fora da final).
;A Espanha é a equipe a ser batida neste Mundial. É um time que tem absolutamente tudo planejado faz vários anos. Aconteceram mudanças em sua comissão técnica, mas o trabalho continua o mesmo;, analisou o comandante brasileiro.
Nos últimos quatro anos, PC Oliveira procurou mudar a filosofia do futsal brasileiro. A ordem é manter a qualidade ofensiva do time, mas também convencer os atletas da importância de uma defesa sólida para explorar os contra-ataques.
;Temos que deixar de lado qualquer tipo de arrogância e soberba de que somos os melhores do mundo e aprender novos conhecimentos táticos. Obviamente, também não podemos prejudicar o potencial do jogador brasileiro, o seu grande diferencial;, afirmou PC Oliveira.