postado em 29/09/2008 12:00
O estádio de Wembley, em Londres, deve ser o palco escolhido para a final da Copa dos Campeões da Europa da temporada 2010/2011. A informação, que deverá ser oficializada apenas em dezembro, foi divulgada nesta segunda-feira (29/09) pela agência de notícias Reuters, após contato com dirigentes da Uefa durante o final de semana.
De acordo com a agência, a entidade européia teria resolvido problemas pendentes com o governo britânico, viabilizado a vitória da candidatura londrina. As questões financeiras que teriam sido consertadas foram o principal entrave para que o estádio de Wembley hospedasse a final da competição na temporada 2009/2010. Na disputa, o Santiago Bernabéu, em Madri, levou a melhor.
A Uefa precisava garantir que os jogadores na decisão do título continental não teriam que pagar taxas por sua passagem pela Inglaterra. ;Agora, parece que tudo está resolvido, e que a situação de Wembley está correta;, afirmou uma fonte, que não foi identificada pela agência.
De acordo com a política da União Européia, os trabalhadores devem pagar impostos no país em que residem e em cada país no qual trabalhem. Entretanto, o órgão que regulamenta o futebol europeu alega que adotar a mesma prática para os jogadores seria desnecessário e injusto, uma vez que todos atravessam diversas fronteiras ao longo de uma competição como a Copa dos Campeões.
É provável que haja uma nova reunião do comitê executivo da Uefa em novembro, que irá apenas apresentar a viabilidade da candidatura londrina. Ainda assim, Estádio Olímpico (Berlim), Allianz Arena (Munique) e Estádio Mestalla (Valência) ainda estão oficialmente na briga para receber a lucrativa decisão da competição na temporada 2010/2011.
Com a possível escolha de Wembley para sediar a final da Champions de 2011, o Emirates Stadium passa a ser indiretamente prejudicado. Isso porque o estádio do Arsenal é candidato a sede da final da Copa da Uefa ; que já se chamará Liga da Europa ; de 2011, mas a entidade não escolhe estádios do mesmo país para hospedar as finais de suas principais competições na mesma temporada.
Com isso, o estádio Lansdowne Road, na cidade irlandesa de Dublin, passa a figurar como um sério candidato. ;O Emirates Stadium, de Londres, está praticamente descartado, caso Wembley seja confirmado. O Estádio Nacional de Bucareste (Romênia) é a próxima escolha. Além disso, há alguns anos, um acordo informal com a Associação Irlandesa de Futebol garantiu que Lansdowne Road receberia a final se estivesse pronto;, afirmou outra fonte da agência.