postado em 30/09/2008 08:40
A segunda rodada do grupo F da Liga dos Campeões da Europa terá frente a frente dois campeões dos maiores centros do futebol do Velho Continente. Dono da taça da Bundesliga, o Bayern de Munique recebe às 15h45 desta terça-feira na Allianz Arena o Lyon, atual hepta francês e que vai em busca de sua primeira vitória no torneio. O Bayern é atualmente o líder isolado da chave com três pontos ganhos, graças à vitória por 1 x 0 conquistada há 15 dias na Romênia contra o Steaua Bucareste. O Lyon, por sua vez, não conseguiu mais do que um empate por 2 x 2 com a Fiorentina na rodada inaugural da Champions.
Se na competição continental a situação é melhor para os alemães, o Lyon vai para a partida com um pouco mais de motivação. Isso porque o OL é o líder isolado e invicto do Francês com 19 pontos, com vantagem de cinco sobre o Toulouse, segundo colocado. No Alemão, o Bayern é apenas o nono, cinco pontos atrás do Hamburgo, dono do topo da tabela.
Para o técnico Jurgen Klismann, o confronto com o Lyon pela Copa dos Campeões servirá justamente para motivar os Roten após a derrota por 1 a 0 para o Hannover no final de semana. ;Penso que essa partida vem em um bom momento. É normal que haja alguns problemas quando perdemos uma partida, mas o time está passando pro um processo de reestruturação. Temos que aproveitar nossas partidas para nos recuperarmos;, explicou.
O meia francês Franck Ribery foi mais contundente do que Klismann, que terá a chance de iniciar uma partida como titular pela primeira vez na temporada. O atleta, no entanto, recusou o fardo de ser o ;salvador do Bayern;. ;Não posso fazer nada sozinho. Se jogarmos contra na terça-feira da mesma forma que contra o Hannover, não teremos chance alguma;, disparou.
Pelo lado do Olympique, o técnico Claude Puel também pediu atenção aos seus jogadores. Embora sua equipe esteja invicta na liga local, o treinador pediu um ritmo ainda mais forte para a disputa da Liga dos Campeões. ;Começamos muito bem o Campeonato Francês, mas a Champions é um torneio de nível completamente diferente. O Bayern vai entrar em campo motivado e com um futebol de altíssima qualidade. Nosso grupo é muito parelho, mas teremos que tirar alguma coisa de importante do jogo;, declarou.
A principal dúvida do Lyon para o jogo é justamente sua maior estrela: o meia brasileiro Juninho Pernambucano. O camisa 8 ficou de fora das duas últimas partidas do Olympique no Francês por causa de uma lesão muscular na panturrilha.
Fiorentina estréia em casa:
Após empatar pro 2 x 2 com o Lyon há duas semanas na França, a Fiorentina recebe o Steaua Bucareste pela segunda rodada em Florença. Será a primeira vez no século 21 que o Estádio Artemio Franchi receberá uma partida das fases principais de Copa dos Campeões.
A última vez que a Viola havia atuado em Florença na etapa principal da Champions havia sido em 21 de março de 2000, pela última rodada da segunda fase de grupos. Na ocasião, a equipe italiana liderada pelo argentino Gabriel Batistuta apenas empatou por 3 x 3 com o Bordeaux e ficou de fora das quartas-de-final. Oito anos depois, o ponto forte da Fiorentina será novamente o ataque. A representante italiana do grupo F terá a sua dupla de frente formada pelo artilheiro Alberto Gilardino, autor dos dois gols do empate com o Lyon, e o romeno Adrian Mutu.