postado em 30/09/2008 18:32
Maior medalhista olímpico brasileiro, Torben Grael está empolgado com o próximo desafio de sua carreira. A partir do próximo sábado, ele inicia na cidade espanhola de Alicante a campanha de um dos barcos da Ericsson na edição 2008/2009 da Volvo Ocean Race, principal regata de volta do mundo.
Torben irá comandar a tripulação internacional da equipe, com representantes do Brasil, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia e que competirá com o Ericsson 4. O time sueco ainda terá na disputa um barco formado apenas por velejadores nórdicos, o Ericsson 3 e liderado por Anders Lewander.
;O time que formamos para a tripulação Internacional é um misto de experiência e talento;, comentou Torben, de 48 anos. ;Temos alguns velejadores que já venceram edições passadas da regata de volta ao mundo e alguns que estão participando pela primeira vez, como nossos proeiros, que estão empolgados para mostrar serviço. É uma tripulação forte e muito dedicada. Nós nos esforçamos muito e dedicamos muito tempo aos treinamentos e não vejo a hora de dar a volta ao mundo com eles;, destacou.
Na última Volvo, Torben comandou o Brasil 1, inédito projeto composto majoritariamente por tripulantes verde-amarelos, que conquistou uma surpreendente terceira colocação. Desta vez, ele terá apenas dois compatriotas ao seu lado: João Signorini, que representou o país na classe Finn em Atenas-2004, e Horácio Carabelli, uruguaio naturalizado brasileiro.
Grael ainda contará com dois experientes chefes de turno, os neozelandeses Stu Bannatyne e Brad Jackson. Bannatyne, de 37 anos, e Jackson, de 40, estão competindo pela quinta vez na Volvo Ocean Race e cada um tem dois títulos da regata no currículo.