Superesportes

São Paulo, Rio e Minas encerram apresentação à Fifa para Copa do Mundo de 2014

;

postado em 30/09/2008 19:32
A comitiva da Fifa no Brasil terminou de assistir nesta terça-feira à apresentação das cidades interessadas em sediar a Copa do Mundo de 2014. As três últimas capitais a apresentar seus projetos foram São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Postulante a receber a abertura do Mundial, a capital paulista confirmou o Morumbi como o carro-chefe de sua candidatura, apresentando um vídeo em que apresenta as melhorias que o estádio terá com investimentos da iniciativa privada. A intenção é de que a casa do Tricolor esteja pronta até 2013, quando será disputada a Copa das Confederações.

Além de apresentar o estádio principal de sua candidatura, os paulistas também destacaram os campos que poderão servir de locais de treinamentos. Apesar de almejar jogos da Copa caso concretize a implementação de uma arena em sua atual casa, o Palmeiras ainda não conseguiu convencer os organizadores da Copa. O Palestra Itália foi selecionado como estádio para treinamentos, assim como o Parque São Jorge, o Canindé e o Pacaembu.

A comissão da capital paulista ainda destacou que a cidade conta com uma rede hoteleira com 46 mil leitos. Aliás, sobre acomodação de turistas, o Rio de Janeiro apresentou uma proposta que aproveita sua orla.

A capacidade da Cidade Maravilhosa é de 23 mil quartos, com previsão de aumento para 27 mil até 2012. Há ainda a estimativa de poder acrescentar mais oito mil leitos em transatlânticos, desde que seja adequada a zona portuária. Em sua apresentação, a comitiva do Rio destacou seu potencial turístico e a história do Maracanã, principal estádio da candidatura da cidade.

Já Belo Horizonte, que também almeja receber a abertura da Copa, quer transformar o Mineirão em um complexo esportivo, com o apoio da iniciativa privada. A idéia é aproveitar o espaço do ginásio Mineirinho para avançar o projeto.

Para o treinamento das seleções que ficariam na cidade, a capital mineira disponibiliza a Cidade do Galo, a Toca da Raposa e o Complexo Esportivo da Cidade Universitária.

As três cidades encerraram nesta terça o ciclo de apresentações que começou no sábado. Ao todo, 18 municípios apresentaram seus projetos à comitiva da Fifa: Brasília, Rio Branco, Manaus, Belém, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Fortaleza, Recife, Maceió, Natal, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação