postado em 30/09/2008 22:44
Após um começo de temporada irregular, o Barcelona reencontrou o caminho das vitórias. O time catalão soma três triunfos consecutivos no Campeonato Espanhol e vai à Ucrânia, onde, nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), fará um duelo direto pela primeira posição do grupo C da Copa dos Campeões contra o Shakhtar Donetsk.Depois de vencer o Sporting por 3 x 1 em sua estréia na competição, o Barcelona lidera o grupo C com os mesmos três pontos do Shakhtar ; que derrotou o Basel por 2 a 1 - , levando vantagem apenas no saldo de gols. Por isso, uma vitória contra os ucranianos será fundamental para o time catalão se firmar como líder da chave. Para tanto, os espanhóis tentarão superar o tabu de nunca terem vencido o Shakhtar fora de casa.
;Teremos uma grande prova e uma boa oportunidade de dar um grande passo para chegar às oitavas-de-final. Temos que levar em conta que, na Copa dos Campeões, não ganhar pesa muito;, aponta o técnico do Barcelona, Pepe Guardiola, ressaltando a importância de uma vitória.
Para enfrentar os ucranianos, porém, Guardiola não poderá contar com os meio-campistas Hleb e Milito, que seguem contundidos e nem viajaram para a Ucrânia. Assim, o Barcelona deve iniciar a partida com a seguinte equipe: Valdés, Daniel Alves, Puyol, Rafael Márquez, Abidal; Xavi, Iniesta, Keita; Messi, Eto;o e Henry.
Já o Shakhtar espera manter a invencibilidade diante do rival em seus domínios, já que empatou por 1 a 1 em jogo válido pela Recopa da Europa em 1978/1979, e venceu por 2 a 0 pela primeira fase da Copa dos Campeões 2004/2005.
Além disto, caso consiga vencer o Barcelona, o Shakhtar alcançará a liderança da chave. ;O treinador ainda não definiu os titulares, mas estou à disposição para ajudar o grupo. Sabemos da qualidade do nosso adversário, mas vamos fazer o máximo para conquistar o resultado em casa;, apontou William, ex-Corinthians.
Além de Willian, o Shakhtar conta com outros cinco brasileiros (Ilsinho, Jádson, Fernandinho, Brandão e Luiz Adriano). Na primeira rodada, Jádson e Fernandinho fizeram os gols da vitória sobre o Basel por 2 x 1. Sporting em busca da reabilitação: Se Barcelona e Shakhtar fazem o duelo dos times que saíram vitoriosos na primeira rodada da Copa dos Campeões, Sporting e Basel se enfrentam, também às 15h45 (de Brasília), em busca da recuperação.
Além de perderem o primeiro jogo no torneio continental, os dois clubes vêm de derrota nas respectivas competições nacionais ; no caso do Sporting, o revés ocorreu no clássico contra o Benfica. Para o duelo, o Leão terá a volta de Vukcevic, que vinha tendo problemas com o técnico Paulo Bento e se recuperou de lesão. Já Izmailov e Caneira, contundidos, seguem fora da equipe portuguesa.
;Não esperamos facilidades, pois eles (Basel) vão tentar explorar o nosso erro. É um jogo importante. Queremos ganhar, mas com inteligência e sem precipitação ;, afirmou o técnico do Sporting, equipe que eliminou o Basel nas oitavas-de-final da Copa da Uefa 2007/2008.
Já o time suíço aposta justamente em um português para tentar derrotar a equipe lusitana. Trata-se de Carlitos, que atuava pelo Benfica. ;É sempre uma enorme satisfação vir a Portugal e jogar contra uma grande equipe. Mas viemos aqui porque temos algo a dizer e vamos tentar roubar pontos do Sporting;, garantiu Carlitos.