postado em 01/10/2008 12:06
A agência antidoping francesa anunciou nesta quarta-feira (01/10) que pretende refazer os exames do ciclista norte-americano Lance Armstrong, sete vezes vencedor da Volta da França, e que anunciou seu retorno às competições na próxima temporada.
Os franceses pretendem reavaliar todas as amostras de urina do ciclista colhidas na edição de 1999, a primeira vencida por Armstrong. A intenção é verificar se há traços do hormônio sintético EPO - grande vilão da modalidade nos últimos anos.
Armstrong teve de lidar, durante toda a sua carreira, com suspeitas de doping. Sempre que é questionado sobre o assunto - mesmo no período de aposentadoria - ele negou ter usado substâncias proibidas para melhorar sua performance.
"Quero que o retorno dele às competições aconteça nas melhores circunstâncias possíveis", afirmou Pierre Bordry, chefe da agência antidoping francesa, e maior defensor da revisão dos exames. "Com isso em mente, proponho - se ele concordar - que revisemos as seis amostras dele em 1999. Assim, ele talvez terá a chance de dizer que nunca se dopou durante sua brilhante carreira", afirmou o dirigente.
A preocupação em fazer um retorno "limpo" ao ciclismo foi um dos destaques do anúncio do retorno de Armstrong. O norte-americano chegou a se oferecer para ser examinado todos os dias durante a próxima edição da Volta da França.