Superesportes

Palmeiras supera adversidades para bater Áncash e garantir vaga na Copa Sul-americana

;

postado em 02/10/2008 00:08
O planejamento do técnico Vanderlei Luxemburgo de mesclar titulares e reservas do Palmeiras na Copa Sul-americana trouxe novamente resultados positivos. Nesta quarta-feira, o time paulista sofreu, mas conquistou a classificação para as quartas-de-final da competição continental ao bater o Sport Áncash, do Peru, por 1 x 0, com um golaço de Jumar.

O Verdão entrou em campo com a obrigação de uma vitória simples. O jogo de ida realizado na semana passada, na grama sintética do estádio Nacional de Lima, havia apresentado um empate sem gols entre as equipes. Os obstáculos para o Palmeiras surgiram no segundo tempo. Logo aos seis minutos, Sandro Silva foi expulso e deixou o time em inferioridade numérica. Além disso, a chuva castigou o gramado do Palestra Itália e prejudicou o futebol da equipe do técnico Wanderley Luxemburgo.

Mesmo com a vaga, o Palmeiras vai dar um tempo na Copa Sul-americana. Os jogos das quartas-de-final contra o Argentinos Juniors acontecem somente nos dias 22 de outubro (em casa) e 5 de novembro (fora). Nesta semana, o Verdão terá pouco tempo de recuperação para defender a liderança do Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso acontece no sábado diante do Atlético-MG, novamente no Palestra Itália.

O Jogo

Mesmo sem tradição no continente sul-americano, o Sport Áncash se mostrou abusado no início da partida. Nos dez minutos iniciais, os peruanos tomaram a iniciativa das ações. Seguro, o goleiro Bruno só teve trabalho em bolas aéreas. Mais objetivo, o Palmeiras teve a primeira grande oportunidade. Aos 13 minutos, Denilson bateu escanteio da esquerda e Gustavo completou de cabeça. Bem posicionado, Cartagena salvou em cima da linha.

Só que a falta de entrosamento prejudicava o desempenho do Palmeiras principalmente no setor ofensivo. Responsável pela criação das jogadas, Maicosuel corria muito, mas estava claramente perdido no meio-campo. Denilson era outra esperança alviverde com pouca inspiração em suas tentativas.

Sem imaginação em campo, sobrou para o estreante Roque Júnior ajudar o ataque. Aos 40 minutos, o experiente zagueiro cruzou na medida da esquerda e Maicosuel cabeceou para grande defesa de Vegas. Na sobra, Jumar teve nova oportunidade e isolou a bola dentro da pequena área.

Estrelas em campo

Para o segundo tempo, Wanderley Luxemburgo apelou para a entrada de nomes importantes da equipe no Campeonato Brasileiro: Diego Souza e Kléber substituíram Maicosuel e Thiago Cunha. A tática deu certo. O Verdão iniciou a etapa complementar pressionando o Áncash.

Mas, pouco depois, o time paulista sofreu uma baixa importante. Aos seis minutos, Sandro Silva cometeu falta dura sobre Collantes e acabou expulso sem ter recebido antes o amarelo. Luxemburgo mudou o esquema de jogo e ordenou Martinez deixar a zaga e atuar no meio. Um problema extra surgiu para os donos da casa: o aumento da chuva durante o intervalo deixou o gramado do Palestra Itália extremamente pesado na etapa final. Inteligente, Martinez arriscou uma seqüência de chutes de longe, mas errou o alvo.

Nos dez minutos finais, a partida esquentou. O Sport Áncash assustou em um chute de Calheira de fora da área. Bruno defendeu. O Palmeiras teve duas chances em cabeçadas de Gustavo. Na primeira, a bola explodiu no travessão. Na oportunidade derradeira, Vegas pegou. No final, o Palmeiras mostrou a força de sua camisa e definiu a classificação. Aos 44 minutos, Jumar recebeu de Diego Souza, passou por dois adversários e mandou no ângulo: 1 x 0.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação