postado em 02/10/2008 12:43
Ainda que tenha convencido ao golear os Estados Unidos em sua Copa do Mundo de Futsal de 2008, o Paraguai não conseguiu manter o nível de jogo no segundo desafio, diante de Portugal. Em partida emocionante definida apenas nos minutos finais, os lusos, que realizavam sua primeira partida pela competição, partiram bem em busca da classificação à segunda fase com uma vitória por 3 x 2.
Mostrando um maior volume de jogo e chutando ao gol por praticamente o dobro de vezes que o adversário (36 x 20), Portugal esteve sempre com as rédeas do jogo realizado no Rio de Janeiro, abrindo vantagens de 1 x 0 e 2 x 1 antes de sofrer o empate. Desse modo, o tento que definiu o confronto só aconteceu aos 38 minutos, quando Arnaldo aproveitou rebote após chutes de Ricardinho para definir o marcador.
Antes, logo no segundo minuto de jogo, Pedro Costa havia aberto o marcador, que seria igualado aos oito com José Rotella, responsável por balanças as redes européias depois de um forte chute com a perna esquerda. Logo no início da segunda etapa, Arnaldo recebeu cruzamento e só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes vazias do Paraguai, que antes de perder ainda empataria novamente aos 8 minutos, por meio de Villalba.
Com o resultado, Portugal, que esteve muito perto de passar às semifinais da Copa do Mundo de 2004, realizada no Taiwan, já abre sua participação em terras brasileiras com três pontos somados no grupo B, mesmo número de Itália e Paraguai. A equipe ibérica volta ao Ginásio do Maracanãzinho no próximo domingo, para realizar confronto de favoritos diante dos italianos.
Já a Albirroja, que viu suas chances de classificação se complicarem, visto que tem um jogo a mais que os portugueses. Os atuais vice-campeões pan-americanos precisam reagir também no domingo, quando enfrentam a Tailândia.