postado em 02/10/2008 19:37
Duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, o piloto brasileiro Helio Castro Neves foi indiciado por sonegação fiscal nos Estados Unidos. Junto com sua irmã Katiucia e o advogado Allan Miller, eles teriam ocultado do Fisco do país mais de cinco milhões de dólares entre 1999 e 2004.Suspeita-se que os três teriam criado uma empresa laranja, a Seven Promotions, sediada no Panamá, para disfarçar os reais rendimentos do piloto, vice- campeão da última temporada da IndyCar Series, principal categoria de monopostos dos Estados Unidos. Depois da passagem pela América Central, o dinheiro seria desviado para uma entidade alemã chamada Fintage Licensing.
;Este caso é uma clara mensagem de que a Receita Federal dos Estados Unidos (IRS) está empenhada em acabar com a sonegação de impostos;, comentou um comissário do IRS, Doug Shulman à Associated Press.
Os rendimentos de Castro Neves que estão sendo investigados são oriundos da equipe Penske (cinco milhões) e de uma empresa brasileira, Coimex International S.A. - no último caso, ele teria recebido 600 mil dólares como patrocínio, mas só declarou 50 mil. Já Katiucia é acusada de transferir, de forma escondida, dinheiro para a Suíça.
Além de seu trabalho como piloto, Castro Neves faz sucesso nos Estados Unidos por ter vencido a edição 2007 do programa de TV ;Dancing With The Stars;, onde celebridades participam de um concurso de dança.
Residente na Flórida, o brasileiro ainda não se pronunciou sobre o assunto. Nesta sexta-feira, ele estará em Miami para responder às acusações, de acordo com a mídia norte-americana.