postado em 02/10/2008 20:12
O Valencia garantiu na noite desta quinta-feira a sua vaga na fase de grupos da Copa da Uefa ao bater o Marítimo em casa por 2 x 1. Os espanhóis dependiam apenas de um empate para avançar, já que venceram o jogo de ida por 1 x 0 em Funchal, mas suaram para confirmar a classificação.
O meia brasileiro Marcinho, aos 40 minutos do primeiro tempo, marcou para os visitantes. O placar, que levaria a disputa para os pênaltis, permaneceu inalterado até os 36 da etapa final, quando o zagueiro espanhol Del Horno deixou tudo igual. Já nos acréscimos, ainda deu tempo para o artilheiro David Villa deixar o seu, cobrando pênalti.
Outro representante português na Uefa quase levou melhor sorte. Depois de ser derrotado na Inglaterra por 2 x 0, o Vitória de Guimarães repetiu o placar nesta noite e levou o duelo contra o Portsmouth para a prorrogação. O brasileiro Douglas, aos 19, e João Alves, aos 32 do primeiro tempo, marcaram para os anfitriões.
No tempo extra, Flávio Meireles chegou a marcar aos 14 minutos da etapa inicial, mas o árbitro assinalou impedimento. O castigo viria logo no minuto seguinte, quando o grandalhão Peter Crouch subiu mais que a defesa e descontou. Aos seis da etapa final, o atacante voltou a marcar e selou a classificação: 2 x 2.