postado em 03/10/2008 19:00
A Uefa saiu em defesa do Barcelona após as críticas feitas pelo elenco do Shakhtar Donetsk na quinta-feira. Nesta sexta, a entidade máxima do futebol europeu emitiu um comunicado oficial declarando que o Fair Play não é obrigatório, e por isso o time espanhol não pode ser penalizado por não ter devolvido uma posse de bola para o clube ucraniano, na partida entre os dois clubes pela Copa dos Campeões da Europa.Toda a polêmica aconteceu porque o Shakhtar vencia a partida por 1 x 0 até os 42 minutos do segundo tempo, quando um jogador da equipe ucraniana sentiu caiu no gramado com uma lesão e seus companheiros jogaram a bola para a linha lateral, para que o atleta fosse atendido.
Na reposição, contudo, Bojan recebeu para o Barça, não devolveu a posse para o Shakhtar e cruzou para a área. O goleiro Pyatov falhou na defesa e a bola sobrou para Messi empatar a partida. Aos 48 minutos, o argentino camisa 10 marcou mais uma vez e decretou o 2 x 1 para os catalães. E o clube ucraniano reclamou da falta de cavalheirismo dos visitantes.
A Uefa tratou de se posicionar favorável ao Barcelona. ;Todos os clubes da Copa dos Campeões não deveriam esperar pela devolução da posse de bola após tê-la chutado para fora a fim de que um atleta lesionado fosse atendido. O árbitro é o responsável por decidir se o jogo deve parar ou não;, lembrou a entidade.
;Desta forma, quando um time de um jogador lesionado mandar a bola para fora do limite das quatro linhas, não deve esperar que o rival a devolva;, sacramentou a Uefa, dando ganho de causa a Barça.