postado em 03/10/2008 22:33
Após cinco rodadas, as equipes menos cotadas em ficar com o título seguem dominando a parte de cima da tabela. A líder Lazio, com 12 pontos, acompanhada por Napoli, com 11, e Udinese, com dez, tentam se manter entre as primeiras colocações por mais uma rodada. A tricampeã Inter de Milão, no entanto, está em quarto lugar, com dez pontos, e projeta vencer já neste sábado para colocar pressão nos ;menores;.Jogando em casa às 15h30 (de Brasília) diante do Bologna, presente na zona de rebaixamento, os comandados de José Mourinho precisam dos três pontos não só para ter chances de ficar em primeiro lugar, mas também para se recuperar da derrota para o Milan, no Calcio, e do empate em casa com o Werder Bremen, pela Copa dos Campeões.
;Trata-se de um jogo em que não podemos pensar de maneira nenhuma em tropeçar, pois é em casa e precisamos recuperar os pontos perdidos no clássico da rodada passada;, prega o goleiro brasileiro Júlio César, ainda ressabiado pelo gol de Ronaldinho Gaúcho que definiu o 1 x 0 a favor dos rubro-negros no último domingo ; resultado que tirou a Inter da ponta.
O sonho dos tricampeões em roubar o primeiro posto, contudo, pode acabar antes mesmo do confronto com o Bologna. A Lazio também joga em casa, às 13 horas, contra o Lecce, 11; colocado, animada pelo ótimo início de temporada ; na quarta-feira, o time se classificou na Copa da Itália.
;Vamos jogar em casa e com o apoio de nossos torcedores. Temos que ganhar de qualquer maneira, com todo respeito ao nosso adversário. Não falo isso por causa da liderança, mas porque os pontos desperdiçados em casa jamais são recuperados neste sistema de disputa;, analisa o técnico dos romanos, Delio Rossi.
De olho no duelo no Estádio Olímpico estarão Napoli e Udinese. Atual segundo colocado, o ex-clube de Maradona sonha com a chance de liderar. Para isso, tem que torcer por tropeço do adversário da capital e vencer na visita ao Genoa às 10 horas de domingo. Já a Udinese, no terceiro lugar, tem pretensões idênticas enquanto recebe o Torino no mesmo horário.
Ainda longe do primeiro lugar, mas embalado por uma seqüência de seis vitórias seguidas (somando o Italiano e a Copa da Uefa), o Milan está cada vez mais animado principalmente pela boa fase vivida por Ronaldinho Gaúcho. Decisivo nos dois últimos compromissos dos rossoneri, o meia segue ao lado de Kaká, Schevchenko e Pato como esperança para bater o lanterna Cagliari, fora de casa, às 15h30 de domingo.
;Respeitamos o Cagliari, mesmo ele estando na lanterna, pois é neste momento que o time se torna mais aguerrido e faz de tudo para ganhar. Mas sabemos da nossa responsabilidade e da importância de ganharmos alguns confrontos fora de Milão, pois estes costumam fazer a diferença;, ensina Ronaldinho, ciente de que os três pontos podem colocar os rubro-negros pela primeira vez na zona de classificação à Champions neste Italiano.
Com os mesmos nove pontos conquistados pelo Milan, a Juventus teve um tropeço inesperado no meio da semana pela Copa dos Campeões ao sofrer para buscar o empate em 2 a 2 com o BATE Barisov, na Bielo-Rússia. Para se reabilitar, a ordem é não vacilar em Turim às 10 horas deste domingo diante do Palermo.
Confira todos os jogos da sexta rodada do Campeonato Italiano:
Sábado
Lazio x Lecce
Internazionale x Bologna
Domingo
Udinese x Torino
Juventus x Palermo
Siena x Roma
Cagliari x Milan
Atalanta x Sampdoria
Reggina x Catania
Chievo x Fiorentina
Genoa x Napoli