Superesportes

Ajax é goleado pelo Heerenveen e fica a cinco pontos do rebaixamento no Campeonato Holandês

;

postado em 05/10/2008 21:13
Classificado para a fase de grupos da Copa da Uefa, o Ajax tem amargado uma péssima campanha no Campeonato Holandês. E a má situação na tabela foi ampliada neste domingo com uma goleada por 5 x 2 sofrida diante do Heerenveen, fora de casa, que deixou o time de Amsterdã em 12; lugar, a cinco pontos da zona de rebaixamento. O péssimo dia de um dos mais tradicionais clubes do país começou a ser definido cedo. Aos oito minutos, os donos da casa já venciam por 2 x 0, graças a um gol contra do zagueiro uruguaio Bruno Silva e outro do meio-campista Roy Beerens.

Até o intervalo, os visitantes conseguiram pelo menos segurar o ímpeto adversário, mas os mandantes voltaram a marcar dois ;gols-relâmpago; na etapa final que facilitaram ainda mais a missão. Aos cinco, Gerald Sibon ampliou e o croata Daniel Pranjic fez o quarto aos 18 em cobrança de pênalti.

Na reta final da partida, o Ajax teve chance de sonhar com uma reviravolta com gols de Huntelaar, aos 34, e do uruguaio Luis Suárez em cobrança de pênalti dois minutos depois. A reação, porém, acabou em novo tento de Pranjic, aos 45. E a goleada poderia ser maior se o croata não tivesse desperdiçado pênalti nos acréscimos.

Além do mais famoso time de Amsterdã, outro grande que se deu mal neste domingo foi o Feyenoord, que caiu em casa por 2 a 0 para o NEC Nijmegen. Tim Jansenn, aos três minutos do segundo tempo, abriu o placar completado oito minutos depois pelo atacante Saidi Ntibazonkiza, de Burundi.

Os resultados deixam o Groningen na liderança com 13 pontos, conquistados após a vitória por 3 a 0 sobre o Den Haag também neste domingo. Em segundo lugar aparece o PSV, que tem 12 pontos graças ao triunfo por 3 a 0 nesse sábado diante do De Graafschap. Com a mesma pontuação, aparece o NAC Breda, que aplicou 4 a 2 na casa do Volendam, seguido pelo Heerenveen, que chegou aos dez pontos com a goleada sobre o Ajax.

Veja abaixo como terminaram as outras partidas quinta rodada do Campeonato Holandês:

AZ Alkmaar 6 x 0 Sparta Rotterdam
Vitesse Arnhem 2 x 2 Willem II Tilburg
Heracles Almelo 2 x 0 Roda Kerkrade
Utrecht 3 x 0 Twente Enschede

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação