postado em 07/10/2008 11:15
O Governo do Distrito Federal tem batalhado para trazer eventos esportivos de peso para BrasÃlia. Assim como a Copa do Mundo de Futsal, que está sendo realizada desde 30 de setembro, no Ginásio Nilson Nelson, e o amistoso de futebol entre a Seleção Brasileira e Portugal, que reinaugura o Estádio do Bezerrão, no Gama, no mês de novembro, a capital federal ganha mais uma importante disputa. Entre 16 e 22 de março, do ano que vem, a cidade sediará o Fórum Soccerex, evento que reunirá profissionais de todo o mundo para discutir melhores maneiras de organizar a Copa do Mundo de 2014.
O termo de compromisso foi assinado nesta seginda-feira (6/10), pelo governador José Roberto Arruda, no Centro Administrativo do GDF. ;Este é mais um passo na organização do Brasil para a Copa do Mundo. Estamos mostrando BrasÃlia para o mundo do esporte. Receberemos vocês de braços abertos;, discursou Arruda.
BrasÃlia ganhou a concorrência do fórum, que será acompanhado de uma mini-feira esportiva, depois de disputar com São Paulo e Salvador. O fato de ter vencido essas duas cidades poderá credenciar a capital a ser uma das subsedes da Copa. Mas os nomes das praças que receberão os jogos só serão anunciados em 2009.
O Governo se mostrou satisfeito em dar um passo importante como este, e espera que o Distrito Federal também leve o direito de ser sede da Feira Soccerex, que acontecerá em novembro do próximo ano. Os representantes estrangeiros que se encontraram com o governador entre eles, Ducan Reevie, presidente da Soccerex, Tony Martin, presidente do Conselho Soccerex, Wagner Abrãao, presidente do grupo Ãguia, um dos patrocinadores, e Ivor Hoff, secretário de espormtes, recreação e cultura da provÃncia sul-africana de Gaunteng, também gostaram da visita.
Para que os presentes a cerimônia tivessem uma idéia da dimensão do evento foi apresentado um vÃdeo sobre a Feira Soccerex, na Ãfrica do Sul, sede da próxima Copa do Mundo. As imagens mostraram o que a Feira proporciona em termos de oportunidades de negócios dentro do segmento esporte, e principalmente, o futebol. O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, participa do filme. O cartola diz que futebol é para ser vendido.
De acordo com o coordenador da Copa 2014, Fábio Simão, o Fórum Soccerex demonstra o potencial de BrasÃlia para receber o torneio. Segundo ele, com a realização da feira na cidade, mais de 800 empresas ligadas ao esporte como, produção de grama, de catraca e até marketing esportivo serão expostas.
O secretário de Esporte do Distrito Federal, Aguinaldo de Jesus admitiu que BrasÃlia acabou saindo na frente com a conquista desse fórum e abre portas para sediar a Feira Soccerex. ;É meio caminho andado. Quem ganha é a cidade e o Brasil. Teremos a presença de grandes craques, como o jogador Franz Beckenbauer e Joseph Blatter, presidente da Fifa;, disse Aguinaldo, acrescentando que uma das principais medidas para receber os jogos é a reforma do Estádio Mané Garrincha, marcada para começar em abril.
Ouça entrevista: podcast com o secretário de Esporte, Aguinaldo de Jesus