postado em 07/10/2008 15:55
Roma - O brasileiro naturalizado italiano Fabiano Santacroce foi uma das principais surpresas da convocação do técnico Marcello Lippi para a próxima rodada das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo, contra Bulgária, no próximo dia 11, e Montenegro, no dia 15. O zagueiro da Napoli torna-se assim um dos poucos jogadores negros a defender as cores do selecionado do país, onde o racismo ainda é um grave problema no esporte e na sociedade.
Campeão do mundo com a Azzurra em 2006 e recontratado após a fraca campanha da seleção na Eurocopa, Lippi garante não ter pensado no assunto ao chamar Santacroce, mas condenou o preconceito no país ao comentar a convocação do jogador. ;Vivemos em tempos de intolerância. Se a presença de Santacroce na seleção transmite uma mensagem contra o racismo, fico feliz''.
Enquanto Santacroce foi convocado, o atacante Alessandro Del Piero foi preterido por Lippi em sua convocação para a próxima rodada das Eliminatórias. O técnico italiano, porém, garantiu que as portas da seleção ainda estão abertas para o artilheiro da Juventus. ;Nós conversamos. Gostaria de observar alguns novos jogadores e expliquei isso a ele, que compreendeu. Também lhe disse para continuar fazendo o que sempre fez;, esclareceu Lippi.