Superesportes

Pressionada, Argentina faz clássico contra Uruguai pelas Eliminatórias da Copa

;

postado em 10/10/2008 20:51
Argentina e Uruguai se enfrentam neste sábado, às 18h10 (de Brasília), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, no clássico da última rodada do primeiro turno das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010.

As duas equipes são favoritas a vagas no Mundial. Os argentinos chegam a este fim de semana na terceira colocação com 13 pontos, mesma pontuação do Brasil, que leva vantagem nos critérios de desempate. Já a Celeste, com 12, planeja entrar na zona de classificação, já que atualmente figura na quinta posição e teria que disputar uma repescagem com um representante da Concacaf.

Alfio Basile, técnico da Argentina, convocou a torcida para ajudar o time a superar a crise que passa a seleção, que não vence há cinco confrontos nas Eliminatórias. O último triunfo foi no distante dia 17 de novembro do ano passado, quando fez 3 a 0 na Bolívia. Depois disso, derrota de 2 x 1 para a Colômbia e empates contra Equador (1 x 1), Brasil (0 x 0), Paraguai (1 x 1) e Peru (1 x 1).

;Nós não estamos vencendo os jogos nas Eliminatórias, mas continuamos na zona de classificação e isso é que tem sido muito importante neste momento. Com certeza vamos conseguir reagir se contarmos com o apoio dos nossos torcedores e por isso precisamos do estádio cheio. O Uruguai tem um bom time, mas atuando em Buenos Aires precisamos vencer;, disse Basile.

A preocupação de Basile faz sentido, pois um tropeço tem boas chances de tirar a Argentina da zona de classificação. Os jogadores porém não pensam nisso. ;Não temos que pensar na nossa posição ao fim da rodada em caso de derrota, pois perder não passa pela nossa cabeça;, assegurou o atacante Carlitos Tevez, ex-Corinthians.

Mas a fase da Argentina não é assunto apenas em Buenos Aires. No Uruguai, há quem pense em tirar proveito desta situação. Caso do técnico Oscar Tabárez, que decidiu provocar os rivais. ;Hoje podemos dizer que o Uruguai tem um time melhor que a Argentina, mais equilibrado;, disparou.

;Não estou falando em valores individuais e sim em conjunto. Isso tudo me deixa confiante para conseguirmos uma vitória neste sábado, já que nosso adversário vai precisar de qualquer maneira se lançar ao ataque em busca dos três pontos;, completou Tabárez.

Provocações à parte, os dois técnicos abusam do mistério antes do clássico. As escalações, porém não, devem mudar muito em relação ao que foi visto nos treinos da semana. Na Argentina, a grande novidade poderá ser o meia Riquelme no banco.

O astro do Boca Juniors vem passando por um momento complicado, rendendo muito menos que o esperado e se envolvendo em discussões públicas com os companheiros. Caso seja barrado joga Di María. O esquema a ser adotado será com três atacantes devido à necessidade de um triunfo.

Pelo lado do Uruguai o goleiro Castillo, que tinha se lesionado na derrota de 2 a 1 do seu Botafogo para o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, foi vetado e dá a vaga a Fabián Carini. A TV Gazeta exibe o clássico decisivo neste domingo, às 14 horas (VT), de Brasília.

FICHA TÉCNICA - ARGENTINA X URUGUAI

Local: Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina)
Data: 11 de outubro de 2008, sábado
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Torres (Paraguai)
Assistentes: Manuel Bernal e Tibúrcio Gauto (ambos do Paraguai)

ARGENTINA: Carrizo, Burdisso, Demichelis e Heinze; Zanetti, Mascherano, Cambiasso e Di María; Messi, Tevez e Agüero
Técnico: Alfio Basile

URUGUAI: Carini, Fucile, Lugano, Godín e Cáceres; Pereira, Gargano, Pérez e Rodríguez; Suárez e Abreu
Técnico: Oscar Tabárez

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação