Superesportes

Uruguai reage e empata com a Bolívia pelas Eliminatórias

;

postado em 14/10/2008 19:31
Uma partida bastante disputada marcou a abertura do returno das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010. Em La Paz, Bolívia e Uruguai empataram por 2 x 2 no Estádio Hernando Siles após uma reação incrível da Celeste Olímpica, que perdia por 2 x 0 na virada para o intervalo.

Antes lanterna das Eliminatórias, a Bolívia chegou ao seu terceiro jogo invicto e atingiu os nove pontos ganhos, aparecendo na oitava colocação. Os uruguaios, por sua vez, se mantiveram no quinto lugar com 13 pontos, na zona de classificação para a repescagem.

As duas seleções voltam a campo pelo torneio classificatório para a Copa da África do Sul apenas em 2009, em março. O Uruguai recebe o Paraguai em Montevidéu, enquanto os bolivianos vão a Bogotá para o duelo com a Colômbia.

O jogo

Atuando diante de sua torcida, a seleção boliviana começou a partida no ataque e logo aos cinco minutos o atacante Marcelo Moreno, ex-Cruzeiro, teve uma boa chance para abrir o placar. Mas, na hora da finalização, o jogador com ascendência brasileira acabou furando o cruzamento de Reyes.

O Uruguai respondeu aos 12, quando Sánchez dominou na área e rolou para Bueno chutar em cima do goleiro Arias. Só que a Bolívia não deixou passar barato e abriu o placar dois minutos depois. O zagueiro Diego Lugano tentou afastar o perigo da área após um cruzamento, mas a sobra da cabeçada caiu nos pés de Marcelo Moreno, que dominou a bola e chutou sem chances para o goleiro Castillo.

O Uruguai ficou desnorteado e só voltou a criar uma oportunidade aos 29 minutos, quando Cristian Rodrigues fez grande jogada individual desde o meio campo e bateu cruzado, para fora. A Bolívia continuava melhor e aos 41 minutos marcou o segundo gol. Garcia cruzou da direita, Castillo não saiu e Marcelo Moreno entrou com rapidez para cabecear e colocar a bola nas redes uruguaias.

A seleção da casa voltou para o segundo tempo disposta a cadenciar a partida, tocando bola para esperar o Uruguai, que teria que partir para o ataque. Aos três minutos, a Celeste Olímpica assustou com um chute de Rodrigues após soco do goleiro Arias.

Os andinos responderam pouco depois com Reyes, que passou por dois marcadores e chutou para boa defesa de Castillo. Os uruguaios adiantaram a marcação e acabaram chegando ao primeiro gol aos 18 minutos, quando Bruno Silva cruzou da direita e o atacante Carlos Bueno se meteu entre os zagueiros para cabecear sem chances para o goleiro boliviano.

O Uruguai se animou, mas quase sofreu o terceiro gol aos 24 minutos. Castillo saiu jogando errado e colocou a bola nos pés do atacante adversário Botero. O arqueiro, no entanto, conseguiu se recuperar no lance e evitar o tento boliviano. A Celeste Olímpica partiu para o tudo ou nada, e o técnico Oscar Tabárez colocou em campo o atacante Sebastian Abreu ao lado de Sánchez e Bueno. Já o técnico boliviano Erwin Sánchez colocou Pablo Escobar, que defende o Ipatinga, para jogar ao lado de Marcelo Moreno e dar mais força ao ataque da equipe da casa.

A partida voltou a ficar equilibrada, com os dois em busca do gol. O Uruguai foi mais feliz e acabou empatando a partida em cabeçada de Sebastian Abreu, aos 42 minutos aproveitando a saída em falso do goleiro boliviano. Nos minutos finais, tanto Uruguai quanto a Bolívia desperdiçaram chances para desempatar e acabaram se contentando com o empate.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação