Superesportes

Decisão de temporada da Fórmula 1 no Brasil será pela terceira vez

;

postado em 19/10/2008 05:44
Palco das decisões. O GP do Brasil ganhou esse status com a alteração de calendário que mudou a etapa do início para o final, do ano e do campeonato, desde 2004. Depois de três temporadas em que teve papel decisivo para definir o campeão do mundo, mais uma vez o circuito de Interlagos definirá o melhor da Fórmula 1 até a próxima temporada. Se fosse por Lewis Hamilton, a taça teria sido garantida já neste GP da China. O inglês fez seu papel, venceu, mas não conseguiu fazer os pontos que precisava para ser campeão por antecipação. Com jogo de equipe, a Ferrari fez dobradinha, com Felipe Massa em segundo lugar e Kimi Räikkönen em terceiro, fazendo do autódromo José Carlos Pace fundamental na briga pelo título. A história do Brasil com as decisões começou, na verdade, em 2004. Mas, naquele ano, a disputa da taça não chegou perto, pelo menos em termos de título mundial. Em um ano em que Michael Schumacher correu sozinho e teve como vice o companheiro de Ferrari Rubens Barrichello, a taça foi definida bem antes, já no GP da Bélgica - ainda faltavam quatro etapas em disputa. Assim, a estréia como última corrida do ano teve Juan Pablo Montoya no topo do pódio e o alemão só em sétimo. O ano de 2005 foi o único nas quatro últimas temporadas em que o último GP não foi no Brasil. Mesmo assim, a torcida brasileira presenciou o título e um momento histórico. Fernando Alonso garantiu com três etapas de antecipação a marca de mais novo campeão da história da Fórmula 1 - feito que pode ser batido por Hamilton. O espanhol ganhou seu primeiro título ao chegar na terceira posição e ver o colombiano Montoya vencer mais uma vez. Emoção garantida também em 2006, com Interlagos voltando a fechar a temporada, além de ser o ano da aposentadoria de Schumacher. Ele chegou a Interlagos com chances de bater Alonso e conquistar o oitavo título, mas não contou com a sorte durante todo o fim de semana. Um pneu furado acabou com suas chances, definiu o adeus às pistas, deu o bicampeonato para o rival e ainda rendeu a Felipe Massa a sua primeira vitória em casa. Mas o ápice do GP do Brasil foi no último ano, com um dos finais de campeonato mais inusitados da história. Hamilton chegou à prova com vantagem na tabela: quatro pontos à frente de Fernando Alonso, seu desafeto e companheiro de equipe, e a sete de Kimi Räikkönen. O finlandês foi quem se deu melhor após erros do inglês. Já o espanhol chegou apenas em terceiro e não conseguiu somar mais pontos que Räikkönen. Qualquer que seja o campeão após as 71 voltas que serão disputadas no circuito anti-horário de Interlagos, a garantia é de mais uma prova em que os corações dos torcedores serão colocados à prova.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação